Hellooo Foxes!! *-*
Fiquei muuuuito feliz com apoio e empolgação de vocês com o Le Café (canal)! ^^ Espero muito que em Junho a gente já esteja de casa nova no Youtube rsrs Até lá estou planejando conteúdo, preparando cenário, aprendendo a editar vídeo... VAI SER SHOW! U-U
Menu do dia:
Pão de Mel
LimonadaTema:
Gênero oposto: personagem x autorO tema mais votado, com 76 votos, foi o de Gênero Oposto e por isso vamos falar dele hoje. Porque convenhamos, é muito difícil você narrar um personagem cujo gênero é diferente do seu. Afinal o que muda não será apenas a concordância nominal. Vamos lá?
*
SAIA vs CALÇA
A primeira coisa que temos que lembrar é que não se trata apenas de rosa ou azul, calça ou saia. Homens e mulheres, apesar das notórias semelhanças, não são iguais. Por isso a imagem desse iceberg. E tem mais: cada um de nós tem o seu próprio jeito de ser. As mulheres, apesar de parecidas, não pensam da mesma maneira. É por isso que eu não leio esses livros de "entenda os homens", ou "entenda as mulheres". Porque cada pessoa é um universo.
Então, quando escrevemos a história de um personagem de gênero oposto ao nosso, devemos tomar cuidado com erros os clássicos:
1. Esteriótipos: é muito difícil fugir deles. Porém, você não quer que o seu personagem seja uma caricatura... Acho que podemos usar os esteriótipos como bússolas, mas não como caminhos a serem seguidos.
2. Voz estranha: é aquele personagem que teoricamente é homem/mulher, mas a voz narrativa não combina com ele/ela. Isso pode acontecer principalmente quando um livro é dividido entre dois narradores, onde o autor não consegue diferenciar as vozes e parece que apenas uma pessoa está narrando.
3. Visão distorcida: não é apenas a voz narrativa que diferencia entre homens e mulheres. A forma de ver o mundo também é diferente. EXEMPLO: você chega numa festa muito chique. Enquanto o personagem masculino poderia reparar no decote da moça, a personagem feminina talvez iria reparar que o vestido dela é muito parecido com o seu, aquela vaca! *O autor precisa ajustar essa visão para combinar com o personagem.
4. Emoções: dizem que homem não chora. Bom, verdade ou mentira, acho que é um fato que os meninos (tentam) ser mais durões. E é muito fácil a gente ver os personagens masculinos narrados por mulheres serem verdadeiros 'manteigas derretidas'. É preciso tomar cuidado. Cuidado para tentar ser realista, sem cair nos esteriótipos.
Pois é, acho que já deu pra perceber como é difícil escrever desse jeito! Deixe aqui o seu comentário sobre isso. Tem algo a acrescentar do que eu falei, ou a discordar?
*
Escrevendo (bem)
Eu já escrevi um capítulo bônus narrado por um personagem masculino e posso dizer que eu sofri, viu! Achei muito difícil... Por isso vou dizer algumas dicas daquilo que eu acho que pode ajudar:
1. Mantenha distância: lembram como a gente falou dos tempos narrativos? Que a terceira pessoa era um pouco mais distante, afinal o narrador é um personagem "de fora" da história? Então. Vários livros que eu já li escritos por homens (cof cof Sidney Sheldon cof) e com personagens femininas, foram escritos em terceira pessoa. Isso pode ajudar e muito, afinal você não está preso dentro da cabeça daquele personagem.
2. Olhe para o lado: no seu círculo de amigos e familiares, você irá encontrar homens e mulheres que podem te ajudar. Chegue para eles e faça uma pergunta como quem não quer nada: "o que você faria se o papai te traísse?" (só um exemplo). Então você terá um comparativo do que poderia ser a atitude do seu personagem naquela situação. Ou então pesquise na internet.
Exemplo: O livro que eu estou escrevendo agora (Do outro lado da lua), é protagonizado por uma criança. Para deixar mais verossímil, eu perguntei para algumas crianças (da mesma idade da personagem): "o que você faria se...."/"como você se sentiria se...." E comparei as respostas com o que eu tinha escrito. Deu certo, percebi que a atitude da personagem estava condizente com as respostas das crianças e isso me tranquilizou (um pouco) kkk
3. Horóscopo: sabia que isso pode ajudar? Veja qual é data de aniversário do seu personagem e qual seria o horóscopo dele. Depois, pesquise tudo sobre o signo. Você pode se inspirar na personalidade apontada pelo horóscopo para fundamentar seu personagem. Acho que isso deixaria o personagem um pouco mais real (afinal tem gente que acredita em horóscopo).
Bom, essas são as minhas dicas. Quais são as suas? Por favor não me deixem no vácuo. ^^
E é isso aí, esse foi o nosso papo de hoje!! XD
Se quiserem saber qual será nosso próximo assunto, vejam o "capítulo" VOTAÇÃO DE TEMAS. Porque será o mais votado ;-) [ou talvez quem sabe seja uma entrevista].
Bjos! Bex.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Papo de escritor
No FicciónPapo de Escritor é um clube (super) secreto para escritores. É o lugar ideal para fazer amizades, tirar dúvidas, pegar dicas e também algumas rosquinhas... Aberto 24h. ********** Se você estiver lendo esta história em qualquer outra plataforma que n...