Por ser o Senhor Jesus o Batizador com o Espírito Santo, não existe uma regra fixa ,salvo que candidato deve estar arrependido dos seus pecados. Normalmente a pessoa é abençoada com este batismo quando está adorando ao Senhor Jesus com todas as suas forças, todos o seu coração e todo o seu entendimento.
O louvor é o segredo do batismo com Espírito santo, muito embora os registros sagrados mostrem alguns novos convertidos batizados através da imposição de mão dos apóstolos:
"Ouvindo os apóstolos, que estavam em Jerusalém, que Samaria recebera a Palavra de Deus, enviaram-lhe Pedro e João; os quais , descendo para lá , oraram por eles para que recebessem o Espírito Santo; porquanto não havia ainda descido sobre nenhum deles, mas somente haviam sido batizados em nome do Senhor Jesus. Então , lhes impunham as mãos, e recebiam estes o Espírito Santo."
Atos 8.14-17"Paulo, tendo passado pelas regiões mais alta,chegou a Éfeso e, achando ali alguns discípulos perguntou -lhe: Recebestes, porventura. O Espírito Santo quando creste? Ao que lhe responderam: Pelo contrário. Nem mesmo ouvimos que existe o Espírito Santo. Então, Paulo perguntou : Em que pois, foste batizados? Responderam : No batismo de João.
Disse -lhe Paulo: João realizou batismo de arrependimento, dizendo ao povo que cresse naquele que vinha depois dele, a saber Jesus. Eles, tendo ouvido isto foram batizados em nome do Senhor Jesus. E, impondo-lhe Paulo as mão , veio sobre eles o Espírito Santo; e tanto falavam em línguas como profetizavam.
Atos 19.1-6