Brancos como a neve?

77 4 3
                                    

Vinde e arrazoemos,diz o Senhor: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata,eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim,se tornarão como a branca lã.
Isaías 1:18

A Bíblia contém algumas expressões muito interessantes. Dentre elas encontramos Brancos como a neve,com a qual intitulei este capítulo.
Em nosso país,essa expressão não faz muito sentido,até mesmo porque muitos brasileiros jamais tiveram contato com a neve,por conseguinte,não a comecem,não conhecem a sua consistência,a sua textura e a sua cor,só a conhecem por intermédio de fotos e filmes.
Que figura,então,poderíamos usar para expressar o sentido que o texto bíblico quer dar e que puderem dar uma idéia clara para nós,brasileiros?
Por exemplo,poderíamos dizer; brancos como a polpa do coco,ou branco como algodão. É possível que haja até outros exemplos,mas só quero ficar só com estes dois porque o importante não são os exemplos,mas sim a mensagem que eles nos trazem.
Neste texto,o senhor está nos convidando em entrar em sua presença e arrazoarmos com Ele,ou seja,conversamos,expormos as nossas razões,rasgarmos os nossos corações e a sua promessa para nós é exatamente uma generosa porção da sua santidade,pois os nossos pecados se tornarão brancos como a neve (ou como a polpa do coco,se preferir). E o que isso quer dizer? Quer dizer que quando entramos na presença de Deus e nela permanecemos,o Senhor nos lava perfeitamente de todos os nossos pecados e nos purifica totalmente.
Não será possível encontrar em nós nenhuma culpa,nenhuma mancha,nenhuma acusação e,portanto,nenhuma condenação.
Portanto,agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus,que não andam segundo a carne,mas segundo ao Espírito.
Romanos 8:1

Muitos entram em crise ao procurar,por seu próprio esforço,alcançar a santidade exigida por Deus,sem,no entanto,obter êxito. A Bíblia,porém,está recheada de textos que nos mostram o caminho da santidade,e todos eles batem na mesma tecla,que é está na presença de Deus ou estar nele.
O versículo acima diz que não há nenhuma condenação para os que estão em Cristo Jesus. Se não existe nenhuma condenação sobre mim,é porque eu estou em santidade enquanto estou em Cristo Jesus.
Quando,então,perco a santidade? Exatamente quando o oposto acontece. Quando eu saio da presença de Deus,quando eu permito que a carne tome a frente da minha vida e assuma o controle. Quando eu não estou mais em Cristo Jesus. O texto acima na sua continuidade,ainda diz: ... que não andam segundo a carne,mas segundo o Espírito.
Santidade,podemos então concluir,é o oposto ao domínio da carne,ou seja,é o domínio absoluto do Espírito Santo em nós.
Entenda,amado leitor,que eu não quero dizer que por não estarmos em Cristo,perdemos a salvação,até porque nãoé esse o assunto deste livro,mas que,em alguns momentos de nossa vida saímos,sim,da presença do Pai e não permitimos que ele se intrometa em nossos assuntos pessoais.
Vamos ser sinceros? Muitos de nós,alguma vez na vida,já agimos assim. E nesse momento em que não estamos em Cristo,em que não estamos sob a influência do Espírito Santo, obviamente, já não estamos em santidade, porque a Bíblia diz:
Que comunhão pode haver entre as trevas e a Luz?
2 Coríntios 6:14b

Se em alguns momentos de minha vida, por minha própria escolha, eu deixo Deus de lado, ele que é a Luz, então nestes momentos eu só posso estar em trevas.
E esta é a mensagem que dele ouvimos, e vos anunciamos: que Deus é Luz, e não há nele treva nenhuma.
Se dissermos que temos comunhão com ele e andarmos em trevas, mentimos, e não praticamos a verdade.
1 João 1.5,6

Podemos, então, perceber que a santidade é fruto daconstante comunhão com Deus, e que essa comunhão é fruto de um exercício diário e disciplinado.
Brancos como a neve nos traz a idéia de pureza, perfeição, algo que é imaculado e sem mancha alguma.
Certamente você pode estar pensando que este alvo é inalcançável. Sim, eu concordo com você, até porque a Bíblia declara isto:
Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós.
1 João 1:8

Você leu todos os capítulos publicados.

⏰ Última atualização: Jul 13, 2016 ⏰

Adicione esta história à sua Biblioteca e seja notificado quando novos capítulos chegarem!

Santidade Uma Arma de DefesaOnde histórias criam vida. Descubra agora