11: Buprenorfina
Derivado da morfina, é recomendada para pessoas que estão tentando se livrar do vício de heroína, por ser mais fraca e atenuar as crises de abstinência. Na versão ilegal, é usada como alucinógeno com efeitos eufóricos. Como é forte, pode levar a uma overdose se mal administrada.
12: TabacoO cigarrinho estreia o Top 10 das mais bandidas dentre as legalizadas. Introduzida no mundo moderno como símbolo de status e refinamento, o tabaco na realidade diminui a expectativa de vida em cerca de 10 anos e é a principal causa de aproximadamente 40% de todas as doenças hospitalares. Além de ser fedido.
13: Anfetamina (“Cristal”, “Meth”)A droga de Breaking Bad é barra pesada. Vicia rapidamente, causa paranóia, e seus efeitos a longo prazo são sequelas duradouras. Um dos mais feios é justamente o estético: danifica nariz, boca e, lá dentro do corpo, o pulmão. Isto pôde ser visto com alguns viciados na famosa série de Heisenberg. Há riscos de ataque cardíaco, derrame, coma e, claro, morte.
14: BenzodiazepinaÉ um sedativo usado no tratamento de ansiedade, insônia e convulsões. Com álcool pode ser fatal, e sozinho pode causar ansiedade, depressão, náuseas e perda de memória. Além disso, causa dependência psicológica e física já nas primeiras seis semanas de uso deste tranquilizante.
15: Ketamina (“K”, “Key”)É um tranquilizante animal que geralmente é contrabandeado a partir de um veterinário com acesso a essas drogas. Muito comum em noitadas GLS, pode ser ingerido como líquido, fumado com maconha, inalado ou aplicado no músculo. Um efeito colateral temido durante o uso é a chamada “K-Hole”: a pessoa fica impossibilitada ou têm dificuldades de se mover, falar, engolir e até respirar. A longo prazo, há casos de infecção nos órgãos, depressões e ansiedade.
16: ÁlcoolSe fosse concurso Miss Universo, esta não levaria a coroa por pouco, pelo menos nessa lista. Primeira e mais consagrada droga da humanidade, o álcool tem efeitos rápidos, desinibindo e estimulando o sistema de recompensas do cérebro. Após um tempo de bebedeira, causa náuseas e vômito. E com o consumo prolongado, estamos fadados a problemas no coração, no fígado e nos rins.
17: MetadonaSemelhante à heroína mas menos viciante, causa overdose quando usuários tentam alcançar os mesmos efeitos daquela ingerindo maiores quantidades desta. Pode causar suores, problemas instestinais, gástricos e perda de apetite. Além disso, a dose misturada a sedativos e álcool aumenta a chance de morte súbita.
18: BarbitúricoÉ usada como sedativo e hipnótico (Veritaserum, a.k.a. a poção da verdade em Harry Potter), prescrita principalmente em casos de depressão, ansiedade e insônia. Em excesso, causa morte por overdose de forma rápida: depressão respiratória e cardiovascular é a causa.
19: Cocaína / CrackDas baladas às cracolândias, é misturada a milhares de ingredientes perigosíssimos que podem torná-la infinitas vezes mais viciante. Feita de folhas cultivadas em várias partes da América do Sul, faz o cérebro liberar dopamina, a substância responsável pelo bem estar. Em sua forma pura, induz estados de altos e baixos, que vão da alegria extrema à depressão. Já uma pesquisa feita em 2001 indica que dependentes do crack correm 8 vezes mais risco de morte que o resto da população, principalmente pela exposição à violência e à DSTs.
20: HeroínaEsta é a droga que causa mais mortes (e consequências sérias de saúde) no mundo todo, segundo estudo realizado na Austrália. Feita a partir da morfina, é injetada para induzir no usuário um estado de euforia equivalente a um orgasmo, e isso já nos primeiros segundos. Porém, produz dependência física rápida à sensação de sedação posterior.
A maioria das mortes se dá por insuficiência respiratória, devido ao caráter depressor e calmante da droga. Já os efeitos psicológicos tornam os dependentes apáticos e desanimados, que podem evoluir para um quadro suicida.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Drogas Um Caminho sem volta
EspiritualJosé Gaspar de carvalho, 57 anos, começou a usar drogas aos 17 anos de idade. Ele usou quase todos os tipos de drogas, praticou furtos, foi preso e expulso de casa pela família, mas hoje ele está recuperado. Infelizmente nem todas as pessoas que se...