RESULTADOS

9 0 2
                                    


O programa de qualificação obteve êxito e foi realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e submetido à apreciação do Comitê de Ética em Pesquisa, obtendo aprovação.


Os instrumentos utilizados para avaliar o programa foram: Indicadores de Abuso Sexual, desenvolvido por FLORES, KRISTENSEN, TOSON, GALARRAGA, LIMA, ABREU, VIEIRA, BOTH e PALADINI (2001), que consistia em uma escala que contem 35 sinais e sintomas específicos e inespecíficos correspondentes à ocorrência de abuso sexual infantil; Exercício sobre Abuso Sexual para Professores, elaborado pelas autoras e que consistia em dois exercícios a serem respondidos pelo professor, relatando situações imaginárias em que o professor e um respectivo aluno estariam envolvidos em uma suspeita de abuso sexual, questionando como o professor procederia diante de tal situação; Exercício sobre Abuso Sexual para Familiares, elaborado pelas autoras e que consistia em um exercício a ser respondido pelo familiar, relatando uma situação imaginária, em formato de história, envolvendo a mãe e seu filho em uma suspeita de abuso sexual, questionando as atitudes da mãe diante da situação descrita; Exercício sobre Aquisição de Habilidades de Autoproteção em Crianças, elaborado pelas autoras e que consistia em um exercício composto por uma história que retratava uma situação envolvendo a criança e alguém que fazia algo de que ela não gostava e/ou aprovava, sendo questionado o que a criança faria e/ou diria. Adicionalmente, havia uma série de questões acerca das atitudes da criança diante de ameaças, solicitações de segredo e citações de nomes de pessoas com as quais ela poderia contar.





Artigo CientíficoOnde histórias criam vida. Descubra agora