Estava hoje pegando um ônibus como me é bastante rotineiro, mas algo nada de rotineiro aconteceu durante essa viagem. Para começar, o motorista do coletivo era uma figura, de longe eu o via sorrindo, cantarolando uma música que pela expressão dele, também era muito alegre. Depois, ele parou o ônibus bem em cima de mim, pode não parecer grande coisa mas geralmente os motoristas de coletivo da minha cidade, não gostam de parar onde o passageiro está, é quase sempre bem longe, tão longe que dá a entender que era para entrar pela porta da saída, que fica atrás.
A porta do ônibus abriu, e o motorista que antes cantava estava com um sorriso enorme estampado no rosto, disse com muito bom gosto 'Boa tarde bem jovem, tenha uma ótima viagem', eu sorri, e o cumprimentei de volta 'Boa tarde para você também motorista e que tenha um ótimo fim de tarde'; segui para o fim do coletivo e fiquei observando, ele repetia com todos que lá entrava, com cada um dos que estava, um comprimento e para outros um elogio.
Por azar a viagem não durou muito, já estávamos chegando no ponto final, onde a maioria dos passageiros iam ficar. Antes de abrir as portas, deixando-nos sair do ônibus, o motorista ainda falou 'Tchau gente, uma ótima tarde à todos, bom fim de semana e se não nos vermos mais, adeus!', ao sair um homem que já sorria pela ação calorosa do motorista comentou 'Faz uma diferença não é mesmo?', assenti e segui minha viagem do terminal para minha casa, esperando que a atitude do próximo, que fosse uma nova norma de conduta para os profissionais da empresa de transporte público da cidade, mas como já era de se esperar, não foi. O outro motorista estava de mau humor como de costume.
A questão principal do caso não foi a calorosa 'Boa tarde' do motorista do coletivo, mas como uma boa educação pode mudar o seu dia como mudou o meu, como mudou minha semana e minha perspectiva sobre a educação e como atinge as pessoas de diferentes formas. Você já pensou por exemplo, quando estiver atoa, com seu plano de ligações ilimitadas para sua operadora, sair ligando para todos que você sabe que não pagaria pela ligação, desejando um bom dia, boa tarde ou boa noite? Eu já fiz isso e vou lhe dizer uma coisa. É gratificante, todos ficam alegres.
Por: Thiago Correia
16/07/2016