Em sua primeira aparição, action comics # 23 (Abril de 1940), Luthor é retratado como um gênio diabólico e é referido apenas por seu sobrenome. Ele reside em uma cidade voadora suspensa por um e tenta provocar uma guerra entre duas nações europeias. e investigam, o que resulta em Lois sendo sequestrada. Luthor enfrenta o com um , mas Luthor é finalmente derrotado por ele, e Lois é resgatada.
Luthor retorna em Superman #4 e rouba uma arma do Exército dos Estados Unidos que é capaz de causar . Superman enfrenta e derrota Luthor, e o dispositivo terremoto é destruída por Superman. O cientista que fez o dispositivo comete suicídio para evitar a sua reinvenção. Em uma história na mesma edição, Luthor cria uma cidade no submerso Continente Perdido do Pacifo e recria monstros pré-históricos, que ele planeja soltar sobre o mundo. Superman frustra seus planos. Luthor retorna em Superman #5 com um plano de colocar gás nos escritórios de pessoas influentes. Ele pretende colocar a nação em uma depressão, com a ajuda do financista corrupto Moseley, mas a história termina com Superman o derrotando.
Nestas primeiras histórias, os esquemas de Luthor estão centrados em torno de ganho financeiro ou ambições megalomaníacas; ao contrário da maioria das encarnações posteriores, ele não demonstra nenhuma forte animosidade contra Superman além de ressentimento inevitável da constante interferência do Superman com seus planos.
Nas primeiras aparições de Luthor, ele é mostrado como um homem de meia-idade com uma cabeça cheia de cabelo ruivos. Menos de um ano depois, no entanto, um erro artístico resultou em Luthor sendo descrito como completamente em uma tira de jornal. O erro original é atribuído a Leo Nowak, um desenhista do estúdio que ilustrou Superman para os jornais durante este período. Uma hipótese é que Nowak confundiu Luthor com , um inimigo frequente de Superman, que, em sua encarnação da , se assemelha a um homem idoso careca. Próxima aparição de Luthor ocorre em Superman #10 (maio de 1941), no qual Nowak descreveu ele como significativamente mais gordo, com papada visíveis A perda de cabelo abrupta do personagem foi referenciada várias vezes ao longo de sua história.
Em 1944, Luthor foi o primeiro personagem de uma história em quadrinhos, (e um dos primeiros na ficção) a usar uma . O (então conhecido como o Departamento de Guerra dos Estados Unidos) fez esta linha da história ser adiada da publicação, que foi até 1946.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Lex Luthor
ActionO personagem é um poderoso bilionário, magnata, cientista, inventor, filantropo para a cidade de Metrópolis e uma das pessoas mais inteligentes do mundo. [2] Uma figura pública carismática e bem conhecida, ele tem a intenção de livrar o mundo do sup...