1 EGÍPCIOS
As primeiras impressões que temos de denuncia de magia no mundo datam da pré-história. A magia sempre foi inerente ao homem. Porém, seu maior desenvolvimento e estudo se deram inicialmente no Egito antigo, por volta do ano 3200 a. C., ou seja, há 5215 anos.
Aqueles que aparentavam ter o dom da magia eram convocados pelos Faraós (considerados deuses) para lhes dizer como seria a vida após a morte. Os egípcios acreditavam que havia vida além tumulo e se preparavam para tal, eram mumificados, embalsamados e em suas tumbas se encontravam seus pertences e tesouros. Como nós sabemos, ainda não há até hoje magia que possa verdadeiramente retornar alguém dos mortos.
- Ainda existem coisas a serem descobertas dessa época? Seria fantástico.
- Sim, arqueólogos bruxos trabalham ainda na região egípcia, e sempre novos segredos são desvendados. Por outro lado, as tumbas são repletas de feitiços de proteção, e um dos bruxos recentemente ganhou uma cabeça extra.
- Existe alguma magia para reviver um morto, mas ele continuar como morto, tipo um zumbi ou algo parecido?
- Apenas magia das Trevas muito poderosa poderia ser capaz disso. Assim são criados os Inferi - cadáver de um humano reanimado por um bruxo das Trevas. Diferente dos zumbis comuns, eles não têm vontade própria, e não podem pensar; seu objetivo não é atacar, matar e devorar vítimas aleatórias, mas apenas servir como marionetes dos bruxos das Trevas. Foram usados por Voldemort, tanto na Primeira Guerra Bruxa e como na Segunda Guerra Bruxa. Este assunto provavelmente será abordado melhor em Defesa Contra as Artes das Trevas no seu último ano.
- Existem esses outros zumbis realmente?
- De acordo com o livro "As forças das trevas: Um guia de autoproteção, os zumbis são criaturas vivas presentes no sul dos estados unidos. São um exemplo de "morto-vivo" como os Vampiros, e podem ser reconhecidos por sua cor acinzentada e seu cheiro ruim. No original, (fonte: pottermore) "The zombie dwells only in the Southern part of America. It is an example, like the Vampire, of the Living Dead and may be recognised by its greyish colour and its rotten smell." - The Dark Forces: A Guide to Self-Protection.
- Ouvi dizer que as crenças egípcias eram exóticas... Que eles acreditavam que voltariam à vida e por isso guardavam seus ouros junto com seus corpos, isso procede, professora?
- Sim, isso é certo e conhecido. Os egípcios são os preceptores dos estudos da necromancia, e acreditavam piamente que encontrariam alguma magia capaz de reverter a morte, o que se mostrou inconsistente na atual conjuntura dos fatos.
Uma das formas de busca dos bruxos egípcios sobre o controle da morte é o estudo da Necromancia. A Necromancia, presente nas culturas voodoo, fez parte dos estudos egípcios, que buscavam descobrir os mistérios da morte dentre aqueles que se foram. (Já que os fantasmas não muito podem ajudar.)
Devemos citar aqui também o famoso Livro dos Mortos (cujo nome original, em egípcio antigo, era Livro de Sair Para a Luz). Esta foi a designação dada a uma coletânea de feitiços, fórmulas mágicas, orações, hinos e litanias do Antigo Egito, escritos em rolos de papiro e colocados nos túmulos junto das múmias. O objetivo destes textos era ajudar o morto em sua viagem para o outro mundo, afastando eventuais perigos que este poderia encontrar na viagem para o Além.
- Existe algum relato sobre esses eventuais perigos de viagem?
- Infelizmente até o presente momento, não temos conhecimento do que pode haver após a morte concretamente. Temos grandes teorias e especulações, por outro lado.
- Hoje as magias são muito diferentes das antigas, não? As mais antigas eram mais poderosas, por quê? Sendo que deveria haver uma evolução nos feitiços e não um regresso...
VOCÊ ESTÁ LENDO
História da Magia - Volume 1
Short StoryDedicado ao RPG @HogwartsAttalea. Livro de aulas e atividades do Primeiro Ano de Hogwarts Attalea da matéria de História da Magia, inspirado em conteúdo fornecido por J.K Rowling, e demais fontes, sobre o universo de Harry Potter. Esta obra trata-se...