Gália - 600 a.C./800 d.C.
30 de outubro
Era uma vez duas irmãs, Alanis e Elvira. Alanis era a mais bela enquanto Elvira era a guerreira da família, ocuparia o lugar do pai no exército após sua morte.
— Alanis, Elvira!— pode-se ouvir a mãe delas gritando. Logo, Elvira apareceu.
— O que foi mãe?— ela disse. A mãe parou de cortar os vegetais que cortava e a encarou.
— Se arrumem para o Samhain que... — ela sentiu falta da outra filha. — Onde está sua irmã, Elvira?— o Samhain tem como objetivo dar culto aos mortos e à deusa YuuByeol, símbolo antigo da perfeição celta; é o momento em que os espíritos dos seres amados e dos amigos já falecidos devem ser honrados.
— Ela está colhendo algumas flores para fazer perfumes... — Elvira respondeu se cheirando.
— Ótimo. Vá e leva para ela o vestido branco que está sob a sua cama. — a expressão de Elvira havia mudado. Branco é a cor da pureza, ou seja, Alanis se encontraria com seu futuro marido nesta festa.
— E o meu?
— O amarelo... — Elvira seguiu para o quarto e pegou os dois vestidos. Amarelo é a cor da disciplina, ou seja, Elvira seria apresentada ao comandante do exército da aldeia.
Ilhas Britânicas - 48 a.C.
O militante entrou na sala causando um grande alvoroço.
— Senhor! Os romanos invadiram a última barricada. Se continuarem assim, invadirão o Império por completo. — o comandante o encarou.
— Então os impeça... Esse é o seu único trabalho... — ele se levantou e circundou o militante, que estava assustado. — Se não o fizer por amor ao Império e, principalmente, à sua vida, faça por obrigação...! — tudo se aquietou. — Agora vá! Tenho que resolver os preparativos do meu casamento...
Alguns anos mais tarde, o exército romano invadiu as Ilhas Britânicas e a cultura latina se fundiu com a celta e o druidismo, a religião dos Celtas, acabou minguando com o tempo.
Gália - 600 a.C./800 d.C.
31 de outubro
Elvira e Alanis estavam tomando vinho enquanto estavam debaixo de uma árvore.
— O que estamos fazendo aqui? É o Samhain e eu quero curtir... — Elvira reclamou.
— Eu quero te apresentar uma pessoa... — Alanis respondeu parecendo não prestar atenção.
— Da última vez que quis me apresentar alguém, eu fiquei limpando baba de bode do meu cabelo por mais de uma semana...
— Por isso que eu fiz perfume... — logo duas sombras apareceram por detrás da árvore. — Até que enfim... Artur, Marlon esta é Elvira. Elvira estes são Artur e Marlon... — Alanis beijou Artur e todos riram. — Caso precisem de nós, estaremos atrás daquela pedra caçando rãs...
— Cuidado para não se sujar! — naquele momento, Elvira entendeu o motivo do vestido de Alanis ser branco. Amarelo era só mais uma cor bonita ou haviam tulipas de sobra no jardim.
Elvira e Marlon ficaram debaixo daquela árvore por alguns minutos se encarando até que Marlon tentou se aproximar dela.
— O que acha que está fazendo?
— O que acha que eu vou fazer?
— O que não devia estar fazendo. Com licença, como eu já disse, é o Samhain e eu quero curtir...
— Eu também... — ele disse tentando se aproximar mais dela, mas Elvira lhe deu soco no nariz e correu.
— E com "curtir" eu quero dizer "Comer muita aveia e ervilha".
No século VII, o Papa Bonifácio IV transformou o Panteão num templo cristão e o dedicou a "Todos os Santos".
Como festa grande, esta também ganhou a sua celebração vespertina, que prepara a festa no dia anterior. Na tradução para o inglês, essa vigília era chamada All Hallow's Eve (Vigília de Todos os Santos), passando depois pelas formas All Hallowed Eve e "All Hallow Een" até chegar à palavra atual.
Wisconsin - Dias atuais
31 de outubro (Halloween)
— Gostou da festa? — perguntou uma das meninas que estava sentada na escada, a loira.
— Sim, você sabe que eu adoro aveia. — respondeu uma menina ruiva que parou para checar o celular.
— O que aconteceu? Nathan não está te respondendo? Não o vi pela festa. Meninas, vocês o viram? — a loira perguntou para as duas meninas que estavam atrás dela, mas as duas responderam negativamente.
— Ele disse que não ia vir, mas eu não sei onde ele está.
— Então não se preocupe. Vamos pegar algumas bebidas lá fora. Você vem com a gente?
— Claro. — a ruiva seguiu a loira e as outras e foram até o lado de fora da casa.
Gália - 600 a.C./ 800 d.C.
Samhain
— Elvira, onde está a sua irmã? Quero apresentá-la a algumas pessoas. — a mãe delas perguntou.
— Foi caçar rãs atrás de uma grande pedra perto de uma árvore acompanhada pelo Artur.
— Então vá procurá-la!
— Por favor, mãe! Eu não quero me meter nos assuntos da Alanis, alias, eu acho que a senhora verá uma cena interessante.
A mãe delas seguiu pelo caminho de terra e, algumas uvas depois, voltou com Alanis entre os braços. O vestido que outrora foi branco, agora era uma mistura de terra e algumas outras coisas que Elvira não teve tempo de perceber. Só viu o quanto à irmã chorava.
— Elvira. — ouviu alguém dizer. — Ouvi dizer que você é uma ótima lutadora.
— Pelo soco que te dei, acho que não teve que pedir ajuda para tirar essas conclusões. — ela riu e Marlon também.
Wisconsin - Dias atuais
31 de outubro (Halloween)
A ruiva, a loira e as outras meninas pararam na geladeira e começaram a procurar por uma bebida da qual elas gostam, até que a ruiva escorregou e caiu, mas, quando levantou, pode ver um vestido branco estendido sob uma pedra.
"Alanis", ela pensou.
— Elvira, você gosta de cidra?
VOCÊ ESTÁ LENDO
A inusitada dramédia sobre o Halloween
NouvellesUma história sobre como o Halloween chegou a ser como é hoje. Uma comparação de como era antigamente e de como é comemorado hoje. Uma brincadeira sobre a forma como as pessoas lidaram e lidam. Uma sátira aos tempos antigos em comparação com os tempo...