Enfim saiu a entrevista com a ganhadora do Desafio Saindo da Tenda.
Com vocês carlamontebeler ...
🍁
Como você encontrou o Wattpad?
Através do Facebook. Tentei publicar por lá, mas não dominava muito. Com o tempo tenho me aventurado mais. Acho uma plataforma excelente para interagir com os leitores.
Como surgiu a vontade de escrever? E há quanto tempo você expõe seus livros na internet?
Eu sempre quis ser escritora. O que me impulsionou a deixar a carreira bancária e investir numa faculdade de história para escrever com propriedade foi a crise existencial que tive aos trinta e cinco anos. Eu pensei: 'quando é que vou começar a ser feliz e fazer o que eu gosto?'. Então, nasceu o projeto das Crônicas de Adulão. Eu exponho meus livros na internet desde 2013.
Já pensou em parar de escrever?
Muitas vezes! Quando as dificuldades dessa carreira me assolam. É triste ver tanto trabalho (pesquisa, criação, elaboração, produção do livro) não conseguir pagar as contas do dia a dia. Mas daí me lembro que se eu não lutar pelo meu sonho, ninguém o fará!
Como surgiram os seus personagens? De alguma forma se relacionam com alguém que conhece, ou até mesmo como você?
Como minha série conta a história dos valentes de Davi, trabalho a partir do que se fala deles nas Escrituras (nomes, origem, feitos), mas as personalidades, relacionamentos, famílias eu mesma criei. Alguns são inspirados em meus amigos, outros em pessoas que admiro. Nenhum em mim!
Como surgem as ideias para escrever um livro?
Sempre fui apaixonada pela história de Israel. Achava um desperdício que as pessoas conhecessem apenas o episódio de Davi X Golias, sendo que havia tanta riqueza, tanto a aprender com aqueles homens endividados de Adulão. A ideia era trazer o conhecimento histórico, mas em forma de romance, para que ficasse atrativo e convidativo.
Prefere escrever em silêncio absoluto ou prefere ouvir música enquanto trabalha?
Silêncio absoluto. As madrugadas são minhas companheiras. Escrevi quando meu primeiro filho nasceu. Então, tinha que esperar o bebê dormir para escrever. Esse hábito acompanha até hoje.
Das obras que já escreveu, tem alguma que seja a sua favorita?
Sem dúvida, o livro O Deserto de Maom. Acho que consegui colocar nele o nível da dependência de Deus dos valentes de Davi em suas conquistas e vitórias. Era o que eu sempre quis mostrar: que não foi a força, nem a habilidade que os fez vitoriosos, mas a misericórdia e o favor do Senhor.
Enquanto você escreve, compartilha os capítulos com alguém para pedir conselhos?
Não. Na verdade, não consegui leitores beta para minha série.
Se fosse publicar alguns dos seus livros agora, mudaria alguma cena?
Muitas! Cada vez que eu leio (É! Eu leio meus próprios livros ! - risos.) eu penso que poderia ter explicado melhor, explanado diferente...
Você tem alguma dificuldade enquanto escreve? Qual é o maior desafio?
O maior desafio é descrever uma cultura tão diferente da brasileira sem deixar o romance parecendo um livro didático. A pesquisa é extensa porque envolve tudo: a geografia de Israel, os povos vizinhos, os costumes, os ídolos, economia da época, roupas, costumes, moradia... mas essa pesquisa não pode aparecer na narrativa. Então, me policio bastante para as informações serem sutis.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Entrevistas - GospelBr
Non-FictionUm bate-papo com seus escritores favoritos do meio cristão.