Sabe aquela família carinhosa em que os membros trocam presentes, falam gentilezas, ajudam um ao outro na preparação da ceia de Natal e em cujos corações habita o amor cristão? Então, essa definitivamente não era a família de Victória. A dela estava mais para uma turba barulhenta em volta da mesa reclamando que a meia-noite nunca chegava e que estavam mortos de fome. Deixava a menina doida que as pessoas no recinto seguiam todas as tradições de Natal erradas. Tinha tio do pavê contando piada sem graça? Tinha. Tinha tia perguntando dos namoradinhos? Também tinha. Tinha passas no arroz, na farofa e na maionese? Olha, Victória nem queria pensar sobre isso. Mas presente que é bom ninguém trouxe. Nem amigo oculto quiseram fazer, alegando que o país estava em crise e blábláblá. Isso era praticamente um pecado contra Jesus.
- E aí, sobrinha, só benção? Isso aqui é pavê ou pacumê? - O irmão de seu pai perguntou (já era a terceira vez) e gargalhou da própria piada.
- É pra enfiar no -
- Victória - Sua mãe surgiu do nada, meio chocada, com um saco de uva passa na mão.
- Eu ia dizer no freezer, mãe. Está meio mole demais.
- Sei - a mãe lhe lançou um olhar mortal - Vem pra cozinha comigo, ajudar a colocar mais uva passa e maçã nas comidas.
- Com licença, tio - Victória bufou e foi atrás da mãe.
A mãe estava nervosa porque era a primeira vez que convidavam pessoas de fora da família para participar da ceia. Tinham chamado alguns amigos e membros da igreja. Além do mais, apenas a família do marido vinha para a ceia, pois a dela, suas irmãs e irmãos, moravam no interior perto da mãe de Barbie. A mãe de Victória queria que tudo fosse perfeito.
- Tudo bem com sua prima?
- Ela disse que vai descer na hora da ceia, só estava um pouquinho cansada da viagem - Victória respondeu.
A verdade é que, se Barbie quisesse ficar trancada no quarto a noite toda, Victória não iria julgar. Assim que chegaram em casa, talvez meia horinha depois, Barbie disse que ia descansar um pouco na cama da prima mais nova e, desde então, não havia dado sinal de vida. Até poderia ser o cansaço da viagem, quase 3 horas de ônibus e tal, mas foi o olhar do pai de Vic para a prima que drenou toda sua felicidade, Vic suspeitava. Ele foi frio com ela, não retribuiu os cumprimentos, ficou com aquela atitude fechada e acusatória. Tudo na postura do pai gritava Deus está julgando você e eu também. Claro que ninguém dissera uma palavra em voz alta, a mãe de Vic ficou forçando gentileza e normalidade, mas Victória ficou constrangida. Barbie nem disse nada, continuou agindo normalmente, mas foi para o quarto e de lá não saiu mais.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Aquilo Não Estava Certo
SpiritualVictória tem 15 anos e sabe muito bem o que esperar do Natal. Presentes! Comida! Família reunida! Mais presentes! O aniversário de Jesus era ótimo, todos ganhavam. A coisa toda muda de figura quando sua prima favorita aparece para a ceia. Agora todo...