Cruz Celta

4.1K 115 1
                                    


Cruz Celta ou Cruz Céltica é um símbolo mais antigo do que a cruz da era cristã.
Esse simbolo tem o círculo com a  barra horizontal e vertical se encontrando no meio e representa a espiritualidade baseada na criação.

De acordo com alguns estudos ela representa o equilibro da vida e da eternidade, juntando cada elemento no símbolo: Terra, Água, Ar e Fogo.

Na atualidade, a Cruz Celta pode ser usada nas igrejas cristãs representando a morte e a ressurreição de Cristo.
O círculo na símbologia pagã representava o sol, atualmente no cristianismo representa a renovação eterna, a circularidade da vida.

......

Todas as cruzes representam a encarnação humana e que o espiritual e o material se encontram.
Na cruz cristã a haste vertical é maior que a horizontal pois acreditam que é mais importante a espiritualização do que a materialidade.
Já a Cruz Celta com as hastes idênticas simboloza o equilibro perfeito entre o espírito e matéria.

As cruzes todas são uma simbologia mais antiga do que o uso da ferramenta como punição e tortura. Somente com o sacrifício do cristo ela passa a ter o significado de purgação, perdão, salvação e ressurreição.

Quando contornada pelo círculo, toma conotação solar e insinua a espiritualização da vida encarnada; Quando fora do círculo, fala do percurso que a alma precisa trilhar enquanto encarnada.

*Com ajuda de Glaysson Astoni

Símbolos MágicosOnde histórias criam vida. Descubra agora