Hangeul é o alfabeto nativo da língua coreana. O Hangeul é composto por 24 letras puras, sendo 10 vogais e 14 consoantes que sofrem alterações e elevam o número de caracteres do alfabeto para 40 em sua totalidade. Ao invés de serem escritas sequencialmente como as letras do alfabeto latino, as letras do Hangeul são organizados em blocos silabários chamados de Jamo. Cada um dos Jamo representa uma sílaba e o conjunto de sílabas forma uma palavra. Dessa maneira, ainda que 한 possa parecer como uma letra ou caractere, na verdade é uma silaba composta por três letras distintas: ㅎ (h) +ㅏ(a) + ㄴ (n), logo 한 = han!
Cada bloco do Hangeul pode ser constituído de no mínimo duas e no máximo cinco letras, e todos sempre contêm obrigatoriamente no mínimo uma vogal e uma consoante, que são organizados horizontalmente da esquerda para a direita ou menos comumente de cima para baixo. Teoricamente existe 11.172 blocos silabários possíveis de serem construídos em coreano, ainda que uma quantidade muito menor que essa é realmente usada regularmente.
As letras do Hangeul são consideradas científicas hoje em dia por muitos linguistas que explicam que o formato das consoantes são baseados numa representação gráfica do aparelho fonador ao pronunciá-las, enquanto que as vogais seguem o principio do Yin e Yang e da filosofia confucionista, ao serem compostas por três elementos que representam a terra (ㅡ), o homem (ㅣ) e o céu ( - ).
Para termos um melhor entendimento de como funciona o Hangeul, dividirei as letras nas seguintes classes: Vogais Simples, Vogais Derivadas, Vogais Compostas, Consoantes Simples, Consoantes Derivadas e Consoantes Duplicadas.
Vogais Simples
Uma vogal simples tem sua pronúncia limpa sem a influência de nenhuma outra vogal (deixarei a "sequência" da escrita de cada letra na mídia, então depois passe lá para ver se está fazendo certinho)
ㅏ - /a/ como a letra a na palavra asa
ㅓ - /eo/ como a letra o na palavra cota ou óleo
ㅗ - /o/ como a letra ô na palavra moço ou olho
ㅜ - /u/ como a letra u na palavra uva
ㅣ - /i/ como a letra i na palavra ira
ㅡ - /eu/ não existe correspondência para o som dessa vogal em português, a sua pronúncia é feita com os lábios posicionados como se você fosse dizer a letra i, mas ao invés disso, diga u, tente também fazer aquele som de nojo ugh
VOCÊ ESTÁ LENDO
Aprendendo Coreano
عشوائيFiz esse "livro" como um bloco de anotações que desse para ver onde quer que eu estivesse com observações e tópicos, as vezes minhas mesmo e as vezes dos sites e lugares onde pego (pode deixar que eu coloco onde eu peguei, ainda assim vai ter vezes...