Dante Alighieri

1K 24 0
                                    

  Dante Alighieri nasceu em Florença em 1265 de umafamília da baixa nobreza. Sua mãe morreu quando eraainda criança e seu pai, quando tinha dezoito anos.Pouco se sabe sobre a vida de Dante e a maior parte das informaçõessobre sua educação, sua família e suas opiniões são geralmentemeras suposições. As especulações sobre a sua vida deramorigem à vários mitos que foram propagados por seus primeiros bi-ógrafos, dificultando o trabalho de separar o fato da ficção. Pode-seencontrar muita informação em suas obras, como na Vida Nova (LaVita Nuova) e na Divina Comédia (Commedia). 

 Na Vida Nova Dante fala de seu amor platônico por Beatriz(provavelmente Beatrice Portinari), que encontrara pela primeira vezquando ambos tinham 9 anos e que só voltaria a ver 9 anos mais tarde,em 1283. Nos tempos de Dante, o casamento era motivado principalmentepor alianças políticas entre famílias. Desde os 12 anos,Dante já sabia que deveria se casar com uma moça da família Donati.A própria Beatriz, casou-se em 1287 com o banqueiro Simone deiBardi e isto, aparentemente, não mudou a forma como Dante encaravao seu amor por ela.   Provavelmente em 1285, Dante casou-secom Gemma Donati com quem teve pelo menos três filhos. Uma filhade Dante tornou-se freira e assumiu o nome de Beatrice. 

Em 1290, Beatriz morreu repentinamente deixando Dante inconsolável.Esse acontecimento teria provocado uma mudança radical na sua vida o levando a iniciar estudos intensivos das obras filosóficasde Aristóteles e a dedicar-se à arte poética. 

Dante foi fortemente influenciado pelos trabalhos de retórica efilosofia de Brunetto Latini – um famoso poeta que escrevia em italiano(e não em latim, como era comum entre os nobres), tendo tambémse beneficiado da amizade com o poeta Guido Cavalcanti –ambos mencionados na sua obra. Pouco se sabe sobre sua educação.Segundo alguns biógrafos, é possível que tenha estudado na universidadede Bologna, onde provavelmente esteve em 1285. 

A Itália no tempo de Dante estava dividida entre o poder dopapa e o poder do Sagrado Império Romano. O norte era predominantementealinhado com o imperador (que podia ser alemão ouitaliano) e o centro, com o papa (veja mapa).

                                Regiões e cidades da Itália mencionadas por Dante em sua obra

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.

                                Regiões e cidades da Itália mencionadas por Dante em sua obra.

  A Itália, porém, não era um império coeso. Não havia um únicocentro de poder. Havia vários, espalhados pelas cidades, quefuncionavam como estados autônomos e seguiam leis e costumespróprios. Nas cidades era comum haver disputas de poder entregrupos opositores, o que freqüentemente levava a sangrentas guerrascivis. Florença era, na época, uma das mais importantes cidadesda Europa, igual em tamanho e importância a Paris, com uma populaçãode mais de 100 mil habitantes e interesses financeiros ecomerciais que incluíam todo o continente. 

A política nas cidades representava os interesses de famílias. Aafiliação era hereditária. A família de Dante pertencia a uma facçãopolítica conhecida como os guelfos (Guelfi) – representados pela baixanobreza e pelo clero – que fazia oposição a um partido conhecidocomo os guibelinos (Ghibellini) – representantes da alta nobreza e dopoder imperial. Os nomes dos dois grupos eram originários de partidosalemães, porém os ideais políticos eram um mero pretextopara abrigar famílias rivais. Florença se dividiu em guelfos e guibelinosquando um jovem da família Buondelmonti não cumpriu umapromessa de casamento com uma moça da família Amadei e foi assassinado. As famílias da cidade tomaram partido por um lado oupor outro e Florença se dividiu em guelfos e guibelinos. 

Você leu todos os capítulos publicados.

⏰ Última atualização: Jan 29, 2017 ⏰

Adicione esta história à sua Biblioteca e seja notificado quando novos capítulos chegarem!

A Divina Comédia de DanteOnde histórias criam vida. Descubra agora