A furiosa resistência oposta pelo nosso prisioneiro não parecia indicar qualquer animosidade para conosco, tanto que, ao ver-se impotente, sorriu de maneira afável e disse esperar que não nos tivesse ferido durante a luta.
— Suponho que queiram me levar à chefatura de polícia — observou ele para Sherlock Holmes. — O meu coche está à porta. Se me desamarrarem as pernas, posso descer sozinho. Não sou tão leve como antigamente.
Gregson e Lestrade entreolharam-se, como se achassem aquela proposta um tanto ousada, mas Holmes imediatamente aceitou a palavra do prisioneiro, e afrouxou a toalha que o prendia pelos tornozelos. Hope levantou-se e estendeu as pernas, como que para se certificar de que estavam novamente livres. Lembro-me de que, ao vê-lo de pé, pensei nunca ter visto um homem de compleição tão vigorosa como a sua. Seu rosto, queimado pelo sol, tinha uma expressão resoluta, enérgica, que era tão intimidante como a sua força física.
— Se houver uma vaga para chefe de polícia, acho que você é o homem indicado — observou ele, olhando com indisfarçada admiração para o meu companheiro de casa. — A maneira como me seguiu o rastro já é uma garantia.
— E melhor virem comigo — disse Holmes para os dois investigadores.
— Posso guiar o coche — disse Lestrade.
— Ótimo! E Gregson irá comigo. Você também, Watson. Já que está interessado no caso, pode vir conosco.
Aceitei de bom grado, e todos descemos juntos.
Nosso prisioneiro não fez nenhuma tentativa para fugir, entrando calmamente no coche que fora seu, e nós o imitamos. Lestrade subiu na boleia, fustigou o cavalo e levou- nos em pouco tempo ao nosso destino. Fomos introduzidos num pequeno gabinete, onde um inspetor de polícia anotou o nome do preso e os nomes dos homens de cuja morte era acusado. A autoridade era um homem de rosto pálido, fleumático, que cumpria a sua obrigação como um autônomo.
— O detido comparecerá perante os magistrados no decurso desta semana — disse ele. — Entretanto, sr. Jefferson Hope, tem alguma coisa a declarar? Devo adverti-lo de que as suas palavras serão registradas e poderão ser usadas contra o senhor.
— Tenho muita coisa a dizer — respondeu o nosso prisioneiro, falando devagar. — Quero contar-lhe toda a história.
— Não é melhor deixar isso para o julgamento? perguntou o inspetor.
— Talvez eu não seja julgado — respondeu Hope — Não precisa se alarmar. Não é em suicídio que estou pensando. O senhor não é médico?
Ao fazer essa pergunta, tinha se voltado para mim, e olhava-me com os seus olhos escuros e cintilantes.
— Sou médico, sim — respondi-lhe.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Um Estudo em Vermelho - Arthur Conan Doyle (Clássicos Zahar)
DiversosPublicado originalmente em 1887, Um estudo em vermelho chegou a ser considerado uma espécie de "livro do Gênesis" para os casos de Sherlock Holmes, pois marca não só a primeira aparição pública do detetive mais popular da literatura universal como o...