O Museu dos Coches é um museu em Lisboa. Surge em Belém como um equipamento cultural mas também como um lugar público.
É o museu mais visitado do país, e esta em 3º lugar na lista de dos monumentos mais visitados a nível nacional.
A 23 de maio de 1905 foi inaugurado em Lisboa o «Museu dos Coches Reais» iniciativa da rainha D. Amélia d'Orleães e Bragança, princesa de França e casada em 1886 com o rei de Portugal D. Carlos I.
O local escolhido para instalar o primeiro Museu de Coches do mundo foi o salão do antigo Picadeiro Real, que desde essa data até ao dia 23 de Maio de 2015 albergou o Museu Nacional dos Coches, uma vez que depois dessa data foi inaugurado o novo Museu Nacional dos Coches.
Em memória do excelente trabalho de proteção e divulgação deste património, permanece no espaço do Antigo Picadeiro, um núcleo expositivo visitável com coches e berlindas, a galeria de pintura da família real, assim como um conjunto de acessórios de cavalaria.
Reunindo uma coleção única no mundo de viaturas de gala e de passeio dos Séculos XVI a XIX, na sua maioria provenientes da Casa Real Portuguesa a que se acrescentaram veículos vindos dos bens da Igreja e de coleções particulares, o Museu Nacional dos Coches apresenta um excelente conjunto que permite ao visitante a compreensão da evolução técnica e artística dos meios de transporte de tração animal, utilizados pelas cortes europeias até ao aparecimento do automóvel.
No novo edifício estão expostas 70 viaturas, sendo a mais antiga datada do século XVI e a mais recente uma Mala-Posta do século XIX, como podemos ver na imagem.
Feitos em Portugal, Itália, França, Áustria e Espanha, os coches abrangem três séculos e vão dos mais simples aos mais sofisticados.
Os coches que se destinavam à embaixada portuguesa no Vaticano têm interiores luxuosos e esculturas douradas em tamanho natural, durante muitos anos nenhum monarca europeu enviou embaixadas ao Vaticano por não se conseguir igualar tamanha magnitude.
O último coche deste museu que foi utilizado foi a Carruagem da Coroa, aquando da visita de Isabel II de Inglaterra a Portugal, em 1957 como podemos ver pela seguinte imagem.
Desde 2008 que já pode ser apreciado o landau onde foram assassinados o rei D. Carlos I e seu filho o príncipe herdeiro D. Luís Filipe, onde se podem observar os buracos de bala feitos no atentado de 1908.
************************************** Nota de autor ****************************************
Espero que tenham gostado e que visitem este museu que é maravilhoso, onde podem aprender muitas coisas novas e descobrir curiosidades da história!!! Na minha opinião o design deste novo museu parece mais um caixote que outra coisa, parece que não liga nada com a preciosidades que tem guardadas la dentro, mas enfim o que importa é que vai ser um passeio maravilhoso para quem o for visitar.
YOU ARE READING
Viajar e Conhecer entre páginas
RandomBem gente este é o segundo livro que estou a publicar aqui no wattpad, se bem que esta não é uma história, mas sim um junção de curiosidades e descrições sobre varios monumentos nacionais e não só. Este livro terá o intuito de ser uma fonte de conh...