ÔMEGAS :
Considerados como os mais baixos na escala da hierarquia do omegaverse, sendo os mais férteis que Betas, possuem uma estrutura física menor que suas contrapartes e são muito mais pequenos e frágeis que os alfas, tendo grande dificuldade em adquirir massa muscular, assim como muito pouco pêlos pelo corpo e são considerandos como os mais fracos pela sociedade, que não esperam muito deles, sendo em sua maioria submissos (Principalmente durante as relações sexuais) as outras classes da escala A / B / O, mas também ciumentos e possessivos em relação aos seus companheiros (Geralmente Alphas).
A cultura tradicionalista do omegaverse diz que os ômegas são criados para servirem ao seu alfa, tendo que respeitar e obedecer cada/toda ordem dada por ele, se submetendo as vontades de seu parceiro, estereotipados como "Donas de Casa", além de serem responsáveis pela criação dos filhos, dificilmente tendo um emprego com um cargo de alto nível.
O ponto de vista da maioria das fanfictinons, é justamente provar que na verdade, os ômegas são tão bons quanto os alfas e não deveriam ter suas capacidades subestimadas. É comum que ômegas arranjem um "parceiro" cedo, para que eles possam ter filhos e construir uma família, o que alguns alfas idiotas vêem como a única função do ômega, o casamento na adolescência não costuma ser mal visto no "omegaverse", sendo cobrado de algumas famílias.
Enquanto muitos escritores seguem um enredo em que um forte alfa forçaria um frágil ômega para acasalar com ele e o ômega estaria tão desesperado para se aliviar sexualmente que não teria escolha, como na natureza, um ômega poderia se reservar o direito de se negar aos avanços de qualquer alfa. Você pode estar se perguntando como um ômega faria isso, suportar estar perto de alfa durante seu Heat / Cio? É só olhar para a natureza e observar que machos tentam desesperadamente impressionar as fêmeas, mas elas gostam de esperar o tempo que precisarem para encontrar o parceiro adequado durante sua época de acasalamento, não necessariamente indo para o mais forte, mas as vezes para o mais inteligente, ou em outros casos o mais bonito. O cio é uma grande parte do omegaverse e alguns versos de omegaverse podem fazê-los acontecer tão frequentemente, como uma vez por mês e tão raros quanto uma vez por ano. Para um ômega masculino, esta é a única vez que eles são férteis, e para uma omega feminino, é quando elas são mais férteis. Em alguns versos são mal vistos pela sociedade por conta do seu período e do sua "fragilidade".