Heat / Calor / Cio / Ciclo
   O Heat / Calor é o momento em que o ômega é mais fértil (Preparado para conceder) e pronto para acasalar, narrado por muitos como um processo doloroso, ou o ômega pode apenas se esconder até que isso passe. Qualquer gênero de ômega pode conceber um filho (M/F), sendo muito mais férteis que os betas. O perÃodo de fertilidade / Ovulação dos ômegas chamasse "Heat" (Calor) ou conhecido por alguns como "Ciclo", que é quando os hormônios estrogenio fazem com que eles fiquem no "Cio" (Sentir um desejo de ter relações sexuais por motivos biológicos fora de seu controle ) mensalmente, durando o perÃodo de 5 a 7 dias, dependendo da fertilidade do ômega. (Assim como a menstruação tem seus sintomas antes de vir, o Heat poderia deixar sinais antes de acontecer, como tornar os ômegas temperamentais, igual a famosa TPM feminina).
A primeira vez do Heat ocorrere em torno dos 12 aos 15 anos de idade. Os alfas se sentem extremamente atraÃdos por ômegas em seu Heat, sendo que neste estado, ômegas exalam um perfume adocicado que se fortalece, adquirindo bem maior intensidade, a fim de atrair possÃveis parceiros alfas nas redondezas, assim como sua lubrificação natural é em maior quantidade e estão muito mais propensos a engravidar, só se sentindo realmente sexualmente satisfeitos se conseguirem acasalar com um alpha, um Heat / Cio ocasionado por um alfa (True Mate / Par verdadeiro) só passando se saciado pelo mesmo.