- O que você esperava? Nem tudo são flores, meu filho! Você não é mais um garotinho; aliás, se não me falha a memória você era um garoto muito feio. Era magro e tinha aquela cabeleira toda desarrumada, meu Deus; e ainda tinha aqueles, ridículos, óculos que lhe infligiram uma série de apelidos na escola, ainda lembra? Você tinha sonhos. O que aconteceu com eles? O tempo passou e hoje você não é nada! Tudo que você quis foi consumido pelo tempo e pela sociedade; ou será que isso é só desculpa para o seu fracasso? O que você deseja com tudo isso? Será que ainda tem sonhos como antigamente? Pouco provável! Só lhe restou esse violão encostado ao guarda-roupas, um caderno cheio de textos mal escritos; casado e com filho para criar; apenas um ano, o anjinho, coitado! O que esperar de alguém como você?
- É bem verdade que sem consciência de quem eu fui e do que poderia ser, exagerei e errei a métrica de várias ações do meu passado; não calculei com precisão as consequências reais, mas nem é preciso arrependimento; acredito que estou indo bem; ou pelo menos preciso acreditar. Hoje não sou o astro de rock que um dia, ingenuamente, considerei ser; continuo a sonhar, sonhos tão intensos quanto os da minha adolescência; discordarei de algo antes dito e com extrema convicção; meus escritos e meu violão são tão importantes como a necessidade de comer; comer alimenta o corpo, estes me alimenta a mente e o coração; meu casamento, esposa e filho, principalmente o último, eu não saberia julgar o valor; a esses desígnios não lhes cabe medidas; alimentam minha alma; transcende a física e a metafísica. O que eu ainda tenho a desejar depois dessa breve conclusão; tudo isso; a música, os livros; a família. Os sonhos se modificam, se adaptam; não importa que eles mudem, se não cessarem.
"Esse espelho me deixa maluco. Toda manhã tenho o mesmo roteiro de perguntas antes de ir trabalhar; o mesmo cronograma de respostas também. Me lembra que ser forte não significa dizer: - Cair é proibido! - O importante é saber levantar-se e seguir em frente".
#1. Texto produzido para o clube da escrita do canal Literasutra, que tem como tema Autorretrato no passado.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Monólogo Sobre Sonhos Casuístas
Non-Fiction#1. Texto produzido para o clube da escrita do Literasutra, que tem como tema Autorretrato no passado.