Parte II
DEUS PAI:
Muito já Me devia a humanidade. Dera-lhe o ser, ao criar o homem a Minha imagem e semelhança. Então ele possuía a obrigação de dar-Me glória.
Recusou-se a fazê-lo, glorificou-se a si mesmo, não aceitou a obediência por Mim imposta, tornou-se Meu inimigo.... Ninguém escapará de Minhas Mãos.
"Sou aquele que Sou"
(Ex 3.14)
e vós, vós não possuís a razão do próprio ser.
Sois aquele que Eu fiz.
Criei tudo o que participa do ser; somente o pecado não procede de Mim, porque é negação.Por não estar em Mim, o pecado não merece amor.
Quem o faz, ofende toda criação e odeia-Me .
O homem tem obrigações de Me querer bem.
Sou imensamente bom, dei-lhe o ser, numa chama de caridade.
Todavia, os maus fogem de Mim.
Mas, por justiça ou misericórdia, ninguém escapa das Minhas Mãos.... Eis Meu plano:
criara o homem à Minha imagem e semelhança para que alcançasse a vida eterna, participasse do Meu Ser, experimentasse Minha suma, eterna e doce bondade.O pecado veio impedir-lhe de atingir essa meta.
O homem deixava de realizar o Meu plano, pois a culpa lhe fechara o Céu e a porta da Minha misericórdia.O pecado fez germinar na humanidade espinhos e sofrimentos, tribulações* numerosas, rebelião interna.
Ao revoltar-se contra Mim o homem criava a rebelião dentro de si.
Em conseqüência da perda do estado de inocência, a carne se revoltou contra o espírito...
Imediatamente brotou um rio tempestuoso, cujas ondas continuam a açoitar a humanidade.
São as misérias e males provenientes do próprio homem, do demônio e do mundo.
Nele todos se afogavam;
ninguém mais, graças a virtudes pessoais, atingia a vida eterna.Para remediar tantos males, construí a Ponte no Meu Filho, que permitiria a travessia do rio sem perigo de afogar-se.
O rio é o proceloso* mar desta tenebrosa* vida...... Quero que contemples a Ponte de Meu Filho, que vejas sua grandiosidade.
Ela se estende do céu à terra, pois nela a "terra" da vossa natureza humana está unida à divindade sublime, graças à encarnação que realizei no homem.
Todos vós deveis passar por esta Ponte, louvando-Me através do trabalho pela salvação dos homens e tolerando muitas dificuldades, a exemplo do Meu doce e amoroso Verbo Encarnado.
Não há outro modo de chegar até Mim.... Cada pessoa tem uma vinha, a vinha d a própria alma.
Nela trabalha com a vontade pessoal, livre, durante o tempo desta vida.
Acabado este tempo nenhum outro trabalho será realizado, seja para o bem, seja para o mal.... Começareis por purificar-vos com a contrição interior, desapegando- vos da e desejando a virtude.
Sem esta predisposição, exigida na medida de vossas possibilidades como ramos unidos à Videira, que é Meu Filho (Jo 15,1) nada recebereis.