Meses depois, já em minha terra natal, fiz estudo aprofundado a respeito daquele caso. A princípio, achei diversos relatos, que condiziam com os fatos ocorridos na Vila de São Nicolau, em diversas partes do mundo.
O único ponto de interseção destes relatos era quanto ao uso indiscriminado, em ritual pagão, de raízes de dramerona e hilopônia, além da flor de xioveras merticulosa, como químicos principais. Tais plantas são descritas na literatura alquímica ocultista como perigosas. Diz-se ainda que nunca se deve usa-las em conjunto. Contudo, não se tem notícia de que estas plantas existam naturalmente na colônia.
Tudo leva a crer que estas espécies alienígenas foram levadas para lá e usadas em um derivado do ritual que afetou, sobremaneira, os índios. Digo isso por que Jamais desenvolvi a doença das pústulas esmeraldas e nem Cavalcante, apesar de ambos termos sido inoculados com o agente causador.
Meu palpite é que tais rituais tenham sido introduzidos no local pelos jesuítas, como forma de defesa de seu ouro. Afinal, eles têm correspondentes pelo mundo todo, não seria tarefa difícil coletar e transportar as espécies. Além disso, é sabido que, alguns deles, teriam conhecimento técnico suficiente para fazê-lo.
Acho que após terem de abandonar a colônia, deixaram sua "armadilha engatilhada", para que depois pudessem vir buscar as riquezas. Entretanto, não contavam que os Goitacazes fossem se instalar ali e bisbilhotar o monastério, difundindo a doença.
Relatei todo o caso para meu empregador. Mas não posso dizer que ele tenha dado a devida importância.
Soube que quando a praga realmente tornou-se uma epidemia generalizada, o marquês aumentou consideravelmente as defesas dos poucos fortes que existem naquela área. Quando os silvícolas começaram a desaparecer bruscamente, foi anunciado que eles estavam tendo um surto de varíola. Não houve qualquer oportunidade para que eu dissesse o contrário. Mais uma vez, a "verdade" é aquela propagada pelo governo.
Temo pelos índios. Não sei quantos ou por quanto tempo vão durar.
Que deus tenha piedade daqueles descrentes.
YOU ARE READING
Relatório: O profundo silêncio da mata.
FantasyEm meados do século XVIII, embora pudesse parecer que o rei lusitano atendesse a qualquer capricho esdrúxulo do Marquês de Pombal, o fato é que a corte portuguesa contava com um sensível serviço de obtenção de informações. Este sistema era composto...