Especial Sexta-Feira 13( I ) - 10

2.2K 116 3
                                    

A Sexta Feira 13 é uma data conhecida internacionalmente como um dia agourento. Um dia onde as atividades paranormais e preternaturais tem muito mais chance de acontecer.

Ocutistas e demonologistas dizem que a "película" que separa o mundo natural do sobrenatural sofre um estreitamento preocupante, dessa forma facilitando o transito entre os dois universos.

Outros dizem que considerar a data nefasta é injusto, pois trata-se apenas de coincidências matemáticas da qual grupos se apropriaram e usaram como armas em brigas religiosas e/ou políticas.

Porém, nem todas as lendas apontam a Sexta-feira 13 como um dia ruim.

Em algumas culturas ele pode ter sido considerado número de sorte. Não há nenhuma evidência de que o 13 tenha sido considerado um número de azar pelas culturas mais antigas. Pelo contrário, muitos povos o consideravam um número sagrado.

Para os egípcios, a vida era composta por 12 diferentes estágios para que o ser humano alcance o 13º, que era a vida eterna. Essa ligação com a morte permaneceu, porém, distorcida por outras culturas que nutriam o medo da morte e não a viam como algo presente no destino de qualquer vida.

A evidência de que as culturas primitivas reverenciavam o 13 pode ser constatada por meio de vários vestígios arqueológicos, como a Vênus de Laussel, uma estatueta com mais de 27 mil anos encontrada na França, que carrega em suas mãos um chifres em forma de crescente lunar com 13 chanfros.

Os Historiadores.

Alguns justificam a desconfiança dos cristãos com as sextas-feiras em oposição geral às religiões pagãs.

A sexta-feira recebeu seu nome em inglês em homenagem a Frigga. Essa forte figura feminina, de acordo com os historiadores, representava uma ameaça ao cristianismo, que era dominado por homens. Para combater sua influência, a igreja cristã a caracterizou como uma bruxa, difamando o dia que a homenageava. Essa caracterização também pode ter tido um papel no medo do número 13.

O calendário antigo representava o calendário lunar, possuindo 13 meses de 28 dias. Mas este número foi completamente renegado pelos sacerdotes das primeiras religiões patriarcais por representar o feminino nas culturas pré-históricas, já que refletia o ciclo menstrual das mulheres. Foi, então, alterado pelo Papa Gregório XIII para 12 meses, evitando que se continuasse cultuando a mulher como sagrada.

O medo da sexta feira 13 foi tão profundamente moldado pelas lendas e religiões que hoje existirem sérias fobias. A fobia relativa ao número 13 chama-se Triscaidecafobia e a relativa ao medo específico da sexta-feira 13 chama-se parascavedecatriafobia ou Frigatriscaidecafobia.

Resumo da história do nosso querido personagem fictício, Jason Voorhees.

Jason Voorhees teria se afogado no dia 13 de junho de 1958, em Crystal Lake, por negligência dos monitores que cuidavam das crianças acampadas ao redor do lago. Pamela, sua mãe, era a cozinheira do acampamento, mas Jason voltou dos mortos para vingar a morte de sua mãe.

1001 Histórias de TerrorOnde histórias criam vida. Descubra agora