A finalidade desse capítulo é mostrar um pouco da minha metodologia de atendimento ao cliente ou a clientela de forma em geral. Cujo, citarei algumas simples técnicas de vendas que podem beneficiá-lo, se acaso, você é ou deseja ingressar na carreira de vendedor (como eu), assim precisará de uma boa fonte de dicas. Afinal, todo cliente deseja ser bem tratado, agora escalarei algumas maneiras que gosto de tratar o cliente e almejo ser tratado na posição de cliente.
/ Aprenda as três coisas que o consumidor não rejeita:
I. O bom atendimento;
II. O bom preço;
III. O bom produto.
/ O vendedor deve ser 'SH' (Super Higiênico), na área de alimentação.
/ Esteja bem informado com notícias atuais, não apenas vender seus 'produtos qualificados'(*top de linha). Seja um vendedor de última geração bem atualizado.
/ Não negocie seu caráter. Não precisa mentir quando se há persuasão da maneira que você é.
/ Proponha o objetivo do seu produto, exponha-o, mesmo com poucos detalhes.
/ Valorize seu cliente. Mas primeiro, valorize seu trabalho ou, senão você não valorizará seu potencial, seu produto de qualidade, seu tempo gasto na preparação criteriosa e rígida do seu produto.
/ Vender o produto visando a ele, essas três coisas:
I. O gosto;
II. O apetite;
III. O bom preço.
/ Você é o vendedor e precisa acionar o 'autofalante'(abrir a boca) para divulgar: o produto, o preço, a finalidade do produto.
/ O vendedor é as 'artérias' da 'alma do negócio'. Faça fluir bons negócios com diálogo e comunicação.
/ Lance o produto procurando criar pontes (relacionamento), e não, visando apenas gerar fins lucrativos.
/ Cliente impaciente exige sua tolerância; diga-o, que vale esperar um pouco, se acaso esteja atendendo outro atendido.
/ 'A primeira impressão é que fica'. Então, saúde o freguês antes dele, diga: – Bom dia!; – Tudo bem?; – Está sumido!
/ Deixe sempre a 'porta' aberta para o cliente retornar, diga o: 'obrigado'; 'até mais'; 'não some', 'tchau', 'Deus lhe acompanhe!'
/ Em qualquer situação, trate as pessoas bem, mesmo que você não esteja bem.
/ Simpatia – item indispensável no cardápio do vendedor.
/ Chamar a atenção é de fato um meio de levar o produto ao receptor, mas dar atenção é a metade de uma venda qualquer.
/ Garantia ao consumidor é fundamental como resposta de qualificação.
/ Características de um bom vendedor: eficiência; agilidade; respeito; amável; criatividade; alegre; etc.
/ A aparência é um *marketing do seu produto. Esteja bem trajado.
/ O hábito de memorizar os tipos de lanches das pessoas e os respectivos nomes deles, faz uma ponte sólida e maior, de relacionamento entre o vendedor e o cliente.
/ Policiar a quem se vende para que o mesmo não deixe de pagar, e você (vendedor) responsável pela mercadoria, deixe-se de cobrá-lo.
/ Tratamento de igualdade a todos.
VOCÊ ESTÁ LENDO
COMO FAZER UM CACHORRO-QUENTE? (2009)
Non-FictionComo fazer Um Cachorro-quente? É o dia-a-dia de um vendedor ambulante de cachorro-quente e experiências cômicas com uma turma de personagens reais que marcaram época's ao comprar o requisitado cachorro-quente do Mário! Uma coleção de fatos ocorridos...