Outros termos

2.6K 94 6
                                    

Shoujo ai – fanfictions retratando amor entre garotas, geralmente platônico.

Shounen ai – fanfictions retratando amor entre garotos, geralmente platônico.

SAP (Sweet as Possible) – como o próprio nome já diz “tão doces quanto o possível”. Menos “açucaradas” do que as fics fluffy.

Self Inserction – onde o autor participa da fanfiction como um personagem. É comum em fics de humor.

Slash – quando o enredo gira em torno do relacionamento entre dois personagens geralmente protagonistas. No entanto, o termo está sendo cada vez mais usado para designar histórias do tipo “yaoi” que tratam de relacionamentos homossexuais.

FemmelSlash – já que Slash é considerado yaoy, este termo é usado para relações entre personagens femininos.

Shotacon - Fanfic com romance entre um homem mais velho com um mais novo.

Lolicon - Fanfic com romance entre uma mulher mais nova e uma mulher/homem mais velho(a) - O termo deriva da história "Lolita".

Song Fic - fanfics que usam letras de música para intercalar a história. Geralmente one-shots.

TWT (Time? What Time?) – fora da linha temporal da série.

Yaoi – onde a fanfic trata de relação homossexual masculina.

Yuri – onde a fanfic trata de relação homossexual feminina. 

Canon – É quando a fic “segue o ‘Cânone’. Refere-se a fanfics que sigam fielmente a história, principalmente em termos de shippers (casais) e caracterização de personagens. Ou seja, se o autor tentar ser o mais fiel possível ao enredo original, a fic é Canon.

Disclaimer – quem cria e desenha os personagens dos animes e mangás que servem de base para as fanfictions são os mangakas, e eles já deram os direitos de suas respectivas franquias para várias empresas ao redor do mundo. Infelizmente, os ficwriters não estão incluídos nessa movimentação monetária, o que significa que precisam deixar bem claro que não têm a intenção de lucrar ao escrever suas histórias. Para isso, usam o disclaimer e negam qualquer direito sobre a série original.

Mary Sue – O nome do estilo é uma homenagem à Tenente Mary Sue, uma personagem de fanfics de Jornada das Estrelas dos anos 80 que definiu o arquétipo da personagem perfeita altamente idealizada. Nas fanfictions, esse termo é designado às personagens principais onipresentes, onipotentes e inatingíveis, que tornam a história melodramática e apelativa. As “Mary Sues” costumam nascer de OCs (Original Characters) abusivamente explorados. Já agora, Gary Stu[/b] é o que se chama quando são personagens masculinas.

entendendo os conceitos de uma fanfic Onde histórias criam vida. Descubra agora