IV- Padrões de beleza

3.7K 260 102
                                    

Durante toda a história as mulheres passaram por padrões de estética como o peso, cabelo, depilação (que eu vou fazer um capítulo somente dedicado ao tema), entre outros. Claro que os homens também são cobrados por padrões de beleza, mas a situação da mulher é uma infinidade de vezes pior.

Por exemplo, mulheres têm que cumprir e estar em dia com uma série de coisas para estarem dentro dos padrões.

Cabelos hidratados e bem cuidados (lisos de preferência)

Peso "ideal" (que beira a anorexia)

Sobrancelhas feitas

Unhas feitas

Sempre depiladas

Maquiadas

Sem estrias e celulites

Sem gordurinhas aparecendo

Isso são só algumas das regras que a sociedade nos dita. Só que esses padrões inalcançáveis de beleza só trazem mal as pessoas. A quantidade de meninas que sofrem por isso é lastimável, principalmente por causa do peso, diariamente mulheres praticam bulimia, fazem dietas malucas que deixam seus corpos fracos de nutrientes e de energia, porque a mídia vende um ideal falso e mentiroso, ela dita o que é belo e te convence de que só dentro desse padrão que ela criou você vai ser bonita e feliz.

Esse dado foi levantado pela Secretaria de estado da saúde

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.

Esse dado foi levantado pela Secretaria de estado da saúde. O que mais me preocupou foi que desde os 10 anos mulheres têm consciência de que há um esteriótipo de beleza que precisa ser alcançado, isso é alarmante. Desde sempre o conceito da mulher perfeita criada pela sociedade está enraizado nas nossas cabeças como algo que precisamos para ser feliz com os nossos corpos.

"Entre as participantes, 85% disseram acreditar que existe um padrão de beleza imposto pela sociedade; 46% afirmaram que mulheres magras são mais felizes; e 55% adorariam simplesmente acordar magras."

Isso é muito preocupante, a busca por um corpo ideal, quando na verdade o seu corpo é ideal pra você.

Aqui vai uma prova do porquê os padrões de beleza são inalcançáveis e ninguém está dentro deles

Eu encontrei uma matéria entitulada "Atrizes que cativam porque tem uma beleza fora dos padrões"

A primeira da lista, pasmem, é ninguém mais do que Saoirse Ronan

 Essa mulher branca, de cabelos lisos e loiros, olhos azuis, um rosto com traços delicados, ela está fora do padrão

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.

Essa mulher branca, de cabelos lisos e loiros, olhos azuis, um rosto com traços delicados, ela está fora do padrão.

"Um olhar inocente, olhos azuis e um sorriso discreto e sincero. Enquanto muitas pessoas usam muita maquiagem para esconder imperfeições, Saoirse prefere um estilo sóbrio e natural que a deixa ainda mais bonita."

É isso que o site diz sobre a Saoirse, que ela não usa muita maquiagem para esconder suas imperfeições, eu não entendi quis são as imperfeições mas tudo bem.

Essa é ainda mais chocante de tão absurdo

Elle Fanning

Segundo a mídia essa mulher loira de cabelos lisos, branca com os olhos claros é fora dos padrões

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.

Segundo a mídia essa mulher loira de cabelos lisos, branca com os olhos claros é fora dos padrões.

"Um nariz pequeno e um pouco achatado, pele pálida, bochechas cheinhas e olhos muito claros. Talvez essas características sejam consideradas defeitos para uns, mas Elle as torna qualidades e as incorpora de maneira natural e cativante."

Para a mídia ter olhos claros demais, e pele pálida é ruim. É quase um desrespeito dizer sobre a pele ser muito clara quando pessoas negras sofrem de racismo todos os dias pela sua pele escura.

Mas onde isso encontra o feminismo?

Todos esses padrões foram criados, inventados por homens, e por mulheres também, mas para agradar os homens. Hoje em dia a sociedade te julga e te condena sobre o seu peso, ela julga gostar ou não do seu cabelo, da sua roupa e etc. As mulheres são extremamente cobradas, é como se fosse uma obrigação sermos lindas o tempo inteiro apenas para agradar aos olhos alheios.

Tiveram outras mulheres que me ajudaram muito nisso, a aceitar o meu corpo e a parar de julgar, vou deixar aqui em baixo dois vídeos que foram (e ainda estão sendo) muito importantes no meu processo de aceitação.

E o que é o processo de aceitação?

É nada mais nada menos que se amar, entender que seu corpo é só um corpo, lindo do jeito que ele é, e você não precisa de tudo que a mídia tenta vender pra você, não precisa de cirurgias, de cremes, maquiagem, você não precisa de nada disso pra ser linda. É um processo difícil e que leva tempo, mas eu garanto pra vocês o quanto é libertador.

Vejam esses vídeos se vocês puderem porque eles são realmente muito importantes ❤️

Até mais ❤️

FeminismoOnde histórias criam vida. Descubra agora