Ao longo de todo o contexto da presente pesquisa, compreende-se que o discipulado é uma das mais efetivas formas de se solidificar um ensinamento, um ensinamento não baseado apenas em teorias, mas pautado no relacionamento entre pupilo e discipulador.
O objetivo do discipulado proposto por Cristo Jesus, apresenta um objetivo primaz, que é o amadurecimento da fé, pautando não em terceiros, mas na sua pessoa e obra remidora na Cruz do Calvário. O modelo de discipulado apresentado nos Escritos Sagrados, prezam pelo relacionamento, assim como Cristo se relacionava com Deus, o discípulo cristocêntrico preza pelo relacionamento com aquele que o chamou.
Conclui-se que o discipulado na ótica da cruz, está mais ligado ao âmbito relacional que o da instrução, e que o aprimorar do caráter do indivíduo, não acontece quando o mesmo passa por uma submersão em um conteúdo didático, mas quando ele é imerso num convívio, onde através do exemplo ele é direcionado às mudanças. Discipulado não é apenas entender a mensagem, e sim coloca-la em prática.
Assim também pode compreender sua relevância para o contexto eclesiástico atual, onde ele não deveria ser apenas um "curso de formação" para novos adeptos, que se resumem a encontros com data e horários definidos, mas um ato orgânico, onde em todo relacionamento interpessoal há uma oportunidade de moldar e ser moldado ao modelo proposto por Cristo. E que a responsabilidade do discipulado não é de uma parcela do corpo eclesiástico, mas do todo, onde todos são e estão sendo discipulados.
Por mais que o cenário aponte para um outro lado, o dever dos que ouviram e entenderam o chamamento de Cristo, é viver uma vida discipuladora baseadas no relacionamento com Deus e com o próximo, pautados nas Sagradas Escrituras.
VOCÊ ESTÁ LENDO
O DISCIPULADO NA ÓTICA DA CRUZ
SpiritualEsta pesquisa tem por objetivo refletir sobre o discipulado, sempre pautando-se na importância e relevância da cruz no processo de formação daquele que aspira ser discípulo de Cristo. Todo o processo de Jesus que envolve o discipulado, é uma junção...