Adolescência e amizade são temas do livro Em Algum Lugar nas Estrelas

147 11 0
                                    


O que dois adolescentes bem diferentes podem ter em comum? Bom, para começar, os dois têm seus próprios sentimentos e desejos. O livro Em Algum Lugar nas Estrelas (Navigating Early), da escritora Clare Vanderpool, conta a história de Jackie e de Early e de como a amizade entre eles se fortalece em uma aventura. A obra literária foi publicada no Brasil pela editora DarkSide Books, em 2016, com tradução de Débora Isidora.

 A obra literária foi publicada no Brasil pela editora DarkSide Books, em 2016, com tradução de Débora Isidora

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.

Para quem prefere vídeos, saiu um no meu canal. Mas acredito que o texto será mais completo:

Para começar e ser bem transparente, não poderia deixar de dizer que dificilmente eu não gostaria do livro. Faz pouco tempo que descobri que tenho Síndrome de Asperger e acredito que falar mais sobre o autismo na ficção (livros, filmes e séries) pode ser uma ótima forma de ajudar a diminuir um pouco do preconceito e levar mais informações sobre essa condição neurológica tão desconhecida por muitos, que provoca confusão até mesmo em médicos e psicólogos.

Geralmente, os aspies – como são conhecidos quem tem a síndrome caracterizada por uma forma de autismo leve – têm dificuldades nas interações sociais, mas não tem a capacidade intelectual afetada, existem muitos estereótipos e dificuldade de diagnosticação de autistas pelo mundo inteiro. E por que é importante falar isso? Crianças autistas não deixam de ser autistas conforme elas envelhecem, elas se transformam em adolescentes, adultos e idosos autistas. Então, quando penso em todo o preconceito que existe sobre o autismo, não é tão difícil entender quando ele vem de pessoas sem conhecimento, se até mesmo quem deveria ter estudado e obtido informações sobre o assunto tem deixado a desejar. Nesse ponto, a literatura e os produtos culturais podem ajudar na identificação.

Segundo ponto é que eu sou um fã da editora DarkSide Books. Quem acompanha o blog há anos, já deve ter percebido. As chances de eu não gostar de um livro deles é mínima. Acredito que além das lindas capas, os projetos gráficos são encantadores e o projeto editorial me faz vibrar, seja porque amo livros de terror e de fantasia (e também escrevo), seja porque eles têm apostado em personagens diversos – além de Em Algum Lugar nas Estrelas, a editora também já publicou um livro narrado na visão de uma personagem que tem esquizofrenia (A Menina Submersa) e um livro de terror sobre a família de um garotinho que tem Asperger (O Menino Que Desenhava Monstros).

 Acredito que além das lindas capas, os projetos gráficos são encantadores e o projeto editorial me faz vibrar, seja porque amo livros de terror e de fantasia (e também escrevo), seja porque eles têm apostado em personagens diversos – além de Em A...

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.
AspieOnde histórias criam vida. Descubra agora