Vou dar algumas dicas para você que quer montar um negócio na ilustração ou entrar nesse ramo. $.$
VAMOS LÁ!
# DICA 1: Queira trabalhar com o desenho.
Essa é a principal dica.
“Escolha um trabalho que você ame e não terá que trabalhar um único dia de sua vida”
- Confúcio
Nós acreditamos que para desenhar não é só dom. Dom é uma pequena parcela do processo. O importante mesmo é querer desenhar e praticar sempre. Quer trabalhar com desenho? Então pronto, você já tem o GRANDE primeiro passo.
# DICA 2: Escolha o seu nicho.
O mercado de ilustração está crescendo a cada ano. É visível esse crescimento, no mundo dos games, quadrinhos, animes e outras áreas. E como o mercado de ilustração é muito amplo, é essencial que você foque em alguma área.
Isso irá te auxiliar em seu posicionamento, além de saber quem é seu (público-alvo) e de conseguir estudar profundamente o seu mercado.
Mais importante que posicionamento é o que você gosta de fazer, por exemplo não adianta você trabalhar com retrato se você gosta de cartoon. Busque o que te realiza mais!!!!
Faça uma pesquisa, pode ser no Google, Behance, e você vai descobrir que pode trabalhar com ilustrações em vários setores: editorial, publicitário, produção em animações, produção de games, mascotes para empresas, caricaturas por encomendas ou em eventos, ilustrações para embalagens, estamparia, enfim é uma infinidade de oportunidades.
# DICA 3: Não basta ser um ótimo ilustrador.
Você vai precisar aprender: administração, vendas, marketing, finanças, liderança, produtividade e nunca deixar de se atualizar nas novas tendências da ilustração. É claro que algumas tarefas você pode contratar alguém, mas mesmo você tendo uma equipe, é aconselhável estar ligado no que está acontecendo.
E lembre-se: um ótimo administrador é aquele que sabe delegar tarefas. Talvez no começo você precise ser tudo junto, financeiro, produção, marketing,… Tudo bem, fique tranquilo leia bastante sobre produtividade e não gaste o seu tempo.. Otimize seu tempo. Todo começo é assim e olha sobrevivemos. \o/
Viu, é simples.. Mas ninguém falou que era fácil. Até porque o mercado muda constantemente e você terá altos e baixo. Não desanime na sua primeira derrota. Foi como eu escrevi no começo, aprendemos muito com os nossos erros.
Fui pedir conselhos a minha sábia Professora Marcely que apenas disse uma única frase para mim que mudou tudo:
“Você só vai saber se vai dar certo se tentar”
O importante é você perder o medo e ir fundo nos seus sonhos. Acredite em você!
Bom, é isso. Espero que você tenha gostado. Deixe um comentário aqui embaixo, que eu vou ter o maior prazer em responder.
Um grande beijo e até.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Formação para ser um Ilustrador
ContoAna Carolyne DICAS E TUTORIAIS · 15 DE OUTUBRO DE 2018 Qual a formação para ser ilustrador? A verdade é que pra ser ilustrador não precisa ter curso nenhum: o que você precisa é praticar bastante sua ilustração e treinar suas técnicas pra criar um...