Misturando a cor Pantone 2017 .
Greenery é a cor escolhida pela Pantone para representar o ano de 2017, mas como chegar ao tom próximo ao Greenery com Aquarela?Como acontece todos os anos, a Pantone, fornecedora profissional de padrões de cores para a indústria da moda e do design anunciou na quinta-feira, dia 08/12, a cor que melhor representa a tendência para o próximo ano. A cor da vez é Greenery – um verde musgo misturado com amarelo intenso.
Mas depois de ler um pouco mais sobre ela, eu entendi o objetivo da Pantone com essa escolha.
“Greenery explode em 2017 para nos dar a garantia que ansiamos em meio a um ambiente social e político tumultuado. Satisfazendo nosso crescente desejo de rejuvenescer e revitalizar, Greenery simboliza a reconexão que buscamos com a natureza, uns aos outros e um propósito maior.
Então, como chegar ao tom Greenery com aquarela?
Greenery com Aquarela
Antes de mais nada é preciso entender que não é possível chegar ao tom exato da cor Pantone. As cores são criadas utilizando pigmentos bem específicos, mas a nossa ideia aqui é criar uma aproximação à cor Greenery com aquarela, para que possamos usar nas nossas próximas criações.
Antes de mais nada testei os tons de verde que já tenho prontos por aqui. Os da Pentel – Emerald Green, Yellow Green, Viridian, Deep Green, e da Winsor&Newton, Viridian Hue (na ordem que aparecem na foto). Nenhum deles chegou perto do resultado que eu queria.
Eu, particularmente, nunca fui muito fã dos tons de verde da maioria dos estojos de aquarela, tanto em bisnaga quanto em pastilha. Quando preciso pintar algo de verde, prefiro misturar azul e amarelo pra criar uma cor mais interessante.
1. A primeira coisa a fazer é descobrir a composição da cor.
Pra isso eu usei o Adobe Photoshop e com a ferramenta conta-gotas descobri as propriedades da cor. Ela é composta de 57% Ciano, 15% Magenta, 88% Amarelo e 0% Preto na escala CMYK (escala dos pigmentos).
2. Selecionando as cores para a mistura.
Eu não tenho aqui as cores específicas em aquarela para Ciano e Magenta, mas selecionei as que acredito estarem mais próximas da tonalidade necessária. As cores que utilizei foram Cerulean Blue, Crimson Hue e Cadmium Yellow Hue (todas da Winsor&Newton), tentando manter uma proporção aproximada dos pigmentos como vi no Photoshop.
3.Fazendo a mistura.
Não consegui acertar de primeira, mas fazendo alguns testes, tirando um pouco da cor avermelhada e adicionando um pouco mais do amarelo, consegui chegar no resultado mais parecido na aquarela do Greenery!
Pronto! A mistura de cores está pronta para ser usada nas suas próximas criações com aquarela. 😀 Ah, você também pode tentar fazer essa mistura com aquarelas de outras marcas também, encontrando tonalidades parecidas com as que usei nesse teste.
Que tal fazer alguns testes e ver como a cor Greenery pode ser combinada de forma harmoniosa com outras cores nas suas pinturas? Se você tentar criar a mistura também e usar ela nas suas próximas aquarelas, me conta aqui nos comentários!
VOCÊ ESTÁ LENDO
Formação para ser um Ilustrador
Cerita PendekAna Carolyne DICAS E TUTORIAIS · 15 DE OUTUBRO DE 2018 Qual a formação para ser ilustrador? A verdade é que pra ser ilustrador não precisa ter curso nenhum: o que você precisa é praticar bastante sua ilustração e treinar suas técnicas pra criar um...