Vergarn

17 0 0
                                    


Alguns termos e suas definições:

Hizan: Chapéu circular popular entre os nortelungos, feito de palha ou bambu, tem por finalidade servir como um guarda-sol nos períodos mais quentes. São utilizados por assassinos e ocultadores de cadáver com o intuito de não serem facilmente identificados. Se inclinado, esconde parcialmente o rosto e as feições mais chamativas do rosto.

Mazu: copo quadrado, muitas vezes raso, popular em todos os Estados da Confederação. É feito de madeira de faia ou madeira de coqueiro, bastante popular entre os apreciadores de bebidas esquentadas como saquê e rouantai.

Caserna: edifício ou alojamento para moradia de soldados, dentro de um quartel, de um forte, etc.

Quimono: vestimenta tradicional nortenha, bastante utilizada entre os séc. V e VI nas províncias mais afastadas das capitais.

Katana: Espada samurai, comumente utilizada por toda a casta guerreira e civil, dado seu fácil manuseio e criação. Até o séc. VII era permitido o porte de armas letais por qualquer homem que assim desejasse. E não era diferente com a Katana.




Norte do 10º Estado, província de Huhou Dan

Forte fronteiriço de Haldandork, frente de batalha setentrional

Segunda metade do séc. V





Pherman voltou com mais uma jarra de saquê.

- Existe algo com que você se importe, vergarn?

O homem, escondido na escuridão das sombras dos candeeiros, observou o próprio mazu vazio. Por um momento Pherman pensou que ele não responderia. O caserneiro serviu mais uma dose fervilhante da bebida fermentada.

- Boa pergunta. - disse por fim.

Pherman sorriu. O vergarn tomou um gole de saquê, mas não disse nada mais. 

Os dois homens estavam sozinhos no lado mais escuro e distante do bar, sentados numa espécie de conversa corriqueira que variava entre o inócuo inverno do norte à enfadonha política sulista.

- E eu achei que eu não saberia a resposta. – Pherman comeu uma alga marinada – Descobri agora que sei. Considere essa pergunta como uma das retóricas. 

- Então você sabe?

- Poucos homens se importam com alguma coisas nesses tempos.

- O que faz você pensar que eu sou um deles. - continuou.

- Exato. Talvez seja, talvez não. Talvez seja por isso que eu considerei essa pergunta como uma das retóricas: a dúvida, meu amigo, é cruel com os justos.

- Só essa dúvida? – indagou o vergarn, sorrindo de soslaio.

Pherman, o caserneiro do forte Haldandork, sorriu um sorriso desdentado que, de acordo com o próprio, existia devido as infinitas contendas envolvendo álcool e seios.

- Não acha que está na hora de parar? – indagou o caserneiro, lambendo os beiços.

- Com o quê?

- Com o que você faz. – disse simplesmente.

- Já pensei. Mais de uma vez, admito. – o vergarn tamborilou os dedos enluvados na mesa – Mas, o que me surpreende... É como alguém pode perguntar se já está na hora de outro alguém parar com o que faz se esse alguém não sabe o que o outro alguém faz?

Você leu todos os capítulos publicados.

⏰ Última atualização: Dec 18, 2019 ⏰

Adicione esta história à sua Biblioteca e seja notificado quando novos capítulos chegarem!

Um Silvo de EsperançaOnde histórias criam vida. Descubra agora