Prólogo - Jack Boone

3.3K 218 6
                                    

Às vezes julgamos os outros e nem nos damos conta do que fizemos. Apontamos o dedo para os erros, defeitos e escolhas dos outros, mas nos esquecemos que, estando em condições iguais a eles, nós também erramos, temos inúmeros defeitos e fazemos escolhas das quais os outros podem não aceitar ou concordar.

É muito fácil falar do outro, mas quando é sobre nós mesmos, queremos "misericórdia" por que "somos humanos e erramos"... É muito fácil apontar o dedo para o outro e rir da sua aparência, pelos seu jeito de ser ou por qualquer coisa, mas quando é conosco, nos comportamos como crianças mimadas.

Quando Jaqueline compreendeu e aceitou isso, simplesmente parou de dar atenção às piadinhas sem graça, aos murmúrios e as críticas. Afinal de contas, até que ponto podemos "dar nossa opinião sobre como o outro vive sua vida"? Se é que isso de "dar opinião na vida alheia exista"...

Não é absoluta, mas a verdade é que não, não temos o direito de interferir no livre arbítrio de ninguém, a não ser no de nós mesmos, por que o que o outro faz ou deixa de fazer com sua própria vida não cabe à você resolver ou "dar palpite". Cuide da sua grama antes de falar, cobiçar ou julgar a do vizinho.

Foi isso que Jaqueline Boone aprendeu, desde a infância, entre o bullying, a auto aceitação, as críticas, o preconceito, o amor próprio e a superação. No final das contas, ela aprendeu a se amar, mas isso é um ato constante e progressivo, cada dia é uma vitória a mais.

É preciso, afinal, passar pela tempestade para ver o sol, a dor te faz mais forte.

Não foi fácil, mas quando aprendeu a se defender e a ignorar aqueles que só queriam lhe ferir, invejando sua confiança, seus esforços e sua beleza, enfrentar e ignorar pessoas assim foi ficando cada vez mais frequente, até chegar na atual realidade.

O que vem de baixo não atinge quem está no topo.

E chegamos ao ponto: as pessoas só irão te atingir e te machucar se você deixar. Só você tem esse poder, ninguém pode chegar ao seu coração livremente sem seu consentimento, mas, é claro, isso não se consegue da noite para o dia, é um trabalho constante e progressivo em seu amor próprio. 

Se defender é o mínimo que você faz em favor de si mesma (o), então lembre disso quando alguém tentar lhe ofender ou tirar sua paz: não o revide nem saia da sua postura, ignore e não deixe que palavras falsas ditem quem você é, pode fazer ou sentir. Só você tem esse poder e controle sobre si mesmo. O que vem dos outros jamais definirá você, afinal, quem calça tuas sandálias e caminha pelo teu caminho é somente você.

Ao compreender isso, Jack foi se blindando, apesar de suas colegas em um dos empregos que trabalhou, a provocasse com fofocas e comentários preconceituosos acerca de seu peso ou como ela levava sua vida...

- Ei, Jaqueline! - Fatima lhe chamou, era final de expediente e Jack se dirigia para a saída da empresa, Clair a esperava do lado de fora como sempre e pode ouvir a conversa claramente.

Jack educadamente se virou para sua colega e sorriu.

- O que houve?

- Você desistiu de participar do grupo para emagrecer?

- Sim, na verdade, eu pensei que seria apenas um grupo para compartilhar informações sobre alimentação saudável e tudo mais, ai pensei que seria uma boa ideia já que minha amiga gosta desse tipo de coisa e eu amo receitas mais leves, afinal eu prezo pela saúde, não é? - Disse educadamente.

Fatima sorriu, sem graça.

- Entendi. Bom, que pena que desistiu...

- Como assim, que pena?

Fátima suspirou enquanto outra moça se aproximava delas.

- Bom... você poderia participar só para ver como é, nunca se sabe. além disso, exercícios físicos servem não só para emagrecer, mas também como forma de manter a saúde...

Jack franziu a testa.

- O que está querendo dizer, Fátima?

Fatima deu um sorrisinho sem graça, gaguejando ao dizer:

- É que... você... eu pensei que como você é mais "cheiinha"...

Clair, que estava do outro lado do portão, ia entrar para defender a amiga, mas Jack disse:

- Olha, Fatima, ser gorda não é sinônimo de falta de saúde não. Do jeito que você falou, até parece que acompanha minha vida como se fosse um reality.

Fátima ficou sem jeito e a outra moça entrou na conversa.

- Jack, você entendeu errado, ela não quis dizer isso.

- Eu não vou participar do grupo para emagrecer, meninas. É isso. Aceitem, nem todo mundo tem que ser magrinha e "fitness" e esse padrãozinho não vai fazer minha cabeça, aceitem!

Jack virou as costas e saiu caminhando para o portão, aliviada, e Clair veio ao seu encontro radiante, orgulhosa da amiga, mas as duas moças que ficaram para trás comentam em tom de deboche:

- Eu hein! Que seja, então, quer ser gorda, problema é dela!

Jack suspirou pesadamente e Clair olhou com nojo para as moças, que esperam uma reação de Jaqueline, mas a única coisa que receberam foi a frase:

- Ainda bem, Clair, que não preciso passar fome para me amar, nem fazer sacrifícios em meu corpo para ser linda e gostosa!

Clair caiu na gargalhada e desceu do salto pra apontar o dedo do meio para as moças, que ficaram estáticas e mudas. Jack e Clair saíram dali sorridentes, mas é claro que aquele comentário marcou Jaqueline, a diferença é que ela não deixou que aquelas palavras ruins tomassem as rédeas de sua vida, lhe ditando o que deveria ou não fazer.

Ela sabia quem era e sabia que certas palavras, mesmo que machuque, são apenas palavras, muitas vezes vindas de pessoas que não se amam e que procuram nos outros defeitos e erros "piores" que os seus próprios para tentar acalentar seu ego...

Não vale a pena deixar que essas pessoas te levem para fundo do poço com elas.

Jack aprendeu isso na prática. E é essa resistência que a tornou forte e feliz, além de ter amadurecido muito. Jack se amava como é a cada dia e seu peso não é um problema, muitas questões do passado já haviam sido superadas e ela se focava em seu futuro, em sua carreira, nos seus sonhos e objetivos. 

O seu único problema era que ela se apaixonava por caras errados e isso fazia com que sua vida se tornasse um mar de aventuras. Mas ela não esperava que se envolver com João Paulo lhe trouxesse tantas confusões!

Rosas de Amor para Jack (Degustação)Onde histórias criam vida. Descubra agora