「 Esclarecimentos 」

337 92 28
                                    

O concurso está indo muito bem, com várias inscrições e categorias já encerradas

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.

O concurso está indo muito bem, com várias inscrições e categorias já encerradas. Porém, têm algumas questões que talvez não tenham ficado muito bem esclarecidas, então resolvemos fazer esse capítulo para tentar explicar tudinho.

1. Os comentários feitos nas imagens não aparecem quando estamos pelo computador, sendo assim, nós não consideramos as inscrições feitas nas imagens. Para cada categoria, tinha uma frase indicativa de "faça sua inscrição aqui". 

2. Você tem que seguir todas aquelas regras lá no primeiro capítulo para que a sua inscrição seja válida. Seu livro não será aceito quando todas as regras não foram seguidas.

3. É uma regra colocar os dois rótulos indicados no primeiro capítulo. Porém, como sabemos que há um limite de rótulos, abrimos exceção e deixamos colocar apenas o rótulo da sua categoria. Porém, seu livro só será aceito caso tenha o rótulo da categoria.

4. As categorias não seguem a ordem do Wattpad, sendo assim, caso sua categoria seja encerrada, você pode inscrever seu livro em outra categoria. Por exemplo, fanfics podem ser inscritas em ficção adolescente ou LGBTQ, porém, somente caso seu livro tenha algo a ver com a categoria em que foi inscrito.

5. Seu livro precisa de, pelo menos, 5 capítulos para ser válido. Prólogos contam como capítulo, porém, dreamcast, notas, sinopse, dedicação e sinopse não contam.

6. Caso você mude o nome do seu livro, você precisa avisar a gente, ok?


ETAPA UM

Como vai funcionar a etapa um, por partes:

• Cada categoria tem, no máximo, 15 livros inscritos.

• As avaliadoras lerão os 5 primeiro capítulos de cada livro inscrito.

• Elas vão avaliar seu livro segundo aqueles critérios do capítulo três e votar de 0 a 10 em cada um deles.

• O voto para cada critério será somado e dividido pelo número de avaliadores, assim, cada livro terá uma média para cada critério.

• Depois, todas as médias serão somadas, obtendo uma pontuação final.

• Os cinco primeiros colocados para cada categoria irão para a ETAPA DOIS.

• Na ETAPA DOIS, o mesmo se repete, só que agora com todas as avaliadoras e não somente as designadas para sua categoria.

• Em caso de empate do total de pontos, ganhará aquele com a maior pontuação no primeiro critério. Caso o primeiro critério tenha empate também, será a maior pontuação do segundo critério e assim por diante.


"MEU LIVRO PODE SER DESCLASSIFICADO?"

Sim, pode e em duas situações:

1. As categorias são livres para que qualquer livro se inscreva, mas, se ao ler seu livro, notarmos que ele não tem relação com a categoria em que foi inscrita, ele poderá ser desclassificado.

Por exemplo: um livro de fantasia com todos os personagens importantes para a trama héteros e aquele personagem secundário, que só apareceu em um capítulo, LGBTQ. Aí o livro é inscrito em LGBTQ porque a categoria fantasia já foi encerrada, mas não em relação. Porque, mesmo que tenha um personagem pequeninho lá, ele não é importante para a trama.

2. Caso, ao ler seu livro, a gente note que ele contém: discurso de ódio de qualquer tipo ou romantize o estrupo, violências e outros crimes.

Lembrando que, caso seu livro obtenha mais de 7k de leituras durante o concurso, ele não será desclassificado.  


CRITÉRIO DOS RÓTULOS

Um dos critérios de avaliação é o do rótulo por categoria, porém, alguns participantes vêm reclamando dele. Por isso, resolvemos expor aqui para que todos possam opinar.

Porque achamos que ele é necessário:
Todos os outros critérios foram feitos pensando em quem vai avaliar seu livro. Nós, do concurso, vamos ler e julgar conforme o que foi estabelecido lá no capítulo três. Porém, esse critério avalia também como seu livro é recebido pelo público. Alguém fora do concurso só irá ler seu livro se todo o conjunto o interessar e nós achamos necessário julgar isso também. 

"Ah, mas aí os famosinhos que vão ganhar."
Não é bem assim, porque tem outras categorias sendo avaliadas também. Se o livro tirar um nota muito baixa nas outras categorias, não adianta ele tirar um 10 aqui, a pontuação final ainda será baixa.

Como ele vai funcionar:
Lá no capítulo, a gente acabou colocando apenas como ele funciona na segunda etapa. Tem uma pequena diferença na questão dos pontos e vamos explicar agora.

NA ETAPA UM: terão até 15 livros inscritos por rótulo. Vamos entrar na tag e o primeiro colocado receberá 10 pontos. O segundo colocado receberá 9 pontos, o terceiro 8 pontos e assim por diante. O décimo colocado vai receber 1 ponto só, assim como o décimo primeiro, décimo segundo, décimo terceiro...

NA ETAPA DOIS: o critério é o mesmo, porém agora só vamos avaliar os 5 que passaram para a segunda etapa. Os pontos serão distribuídos de dois em dois: o primeiro colocado recebe 10 pontos, o segundo colocado recebe 8 pontos, o terceiro colocado recebe 6 pontos...

Exemplo: como os livros da primeira etapa podem ainda não ter tirado os rótulos, talvez o primeiro colocado tenha a posição #3 do ranking, porém nós vamos ignorar os dois primeiros pois eles não foram classificados para a etapa dois.

"Ah, mas nem tem ranking para a minha tag."
Sim, nem todos os rótulos viram ranking, porém, se você clicar na tag, ainda vai poder ver todos os livros inscritos nela, tendo ou não ranking.


Bem, essa foi nossa defesa pela rótulo, agora a gente quer ver o que vocês acham. Comentem para a gente se concordam ou não com ele e por quê:

MANTER O CRITÉRIO DOS RÓTULOS:

TIRAR O CRITÉRIO DOS RÓTULOS:

Caso o critério saia, qual outro critério vocês recomendam que a gente ponha no lugar?


Ficou dúvida sobre mais alguma coisa? Essa é a hora de falar! Só comentar aqui que nós respondemos.

CONCURSO DISCLOSURE // FECHADOOnde histórias criam vida. Descubra agora