Economia do BrasilO Brasil tem, hoje, a sétima maior economia mundial e a primeira da América Latina. A base econômica atual está direcionada à agricultura, pecuária e à indústria de transformação, conseguindo abranger os três setores primário, secundário e terciário.
O país também está em franco destaque no comércio e na no setor de serviços, com destaque para a indústria turística.
A posição do país como oitava economia mundial foi alcançada em 2009, quando o PIB (Produto Interno Bruto) atingiu US$ 1,5 trilhão. Após esse período, ao desempenho econômico permitiu a chegada ao posto de sétimo lugar.
Economia do Brasil Atual
A base econômica brasileira atual está diversificada e o País, há muito, abandonou a monocultura ou o direcionamento unicamente para a indústria.
Hoje, a economia é baseada na produção agrícola, sendo um dos principais exportadores de soja do mundo; criação de animais - ocupando o posto de terceiro produtor mundial de carne bovina e está entre os maiores exportadores de petróleo do setor.
O País é ainda é importante fornecedor de açúcar, celulose e pele do mundo. Também é destaque na produção de peças para abastecimento dos setores automotivos e aeronáuticos.
O Brasil é um dos principais produtores de petróleo do mundo, dominando a exploração de petróleo em águas profundas. É, ainda, destaque, na produção de minério de ferro, carne de franco e suco de laranja.
História da Economia Brasileira
A base da economia brasileira passou por diversas transformações desde o descobrimento.
O primeiro mercado a ser explorado no Brasil por Portugal foi o pau-brasil (Caesalpinia enchinata).
A árvore era encontrada em abundância e por ela o Brasil recebeu este nome. Tem porte médio, chega a atingir 10 metros de altura e possui muitos espinhos.
De floração amarela, o pau-brasil tem um tronco avermelhado que após o processamento era utilizado como corante para tecidos.
VEJA TAMBÉM: Extrativismo no Brasil
Exploração do Pau-brasil
O pau-brasil era encontrado na maioria do litoral brasileiro, do Rio Grande do Norte ao Rio de Janeiro. A extração era feita por mão-de-obra indígena por meio do escambo - atividade de troca.
Além do uso para a extração de corante, o pau-brasil também era útil na produção de utensílios em madeira, na confecção de instrumentos musicais e outros.
Três anos após o descobrimento, o Brasil já contava com um complexo de extração da madeira, cujo monopólio ficou sob o domínio de Fernando de Noronha até 1505.
Saiba mais sobre o Ciclo do Pau-Brasil.
Ciclo da Cana-de-açúcar
Após o esgotamento da oferta de pau-brasil - que ficou praticamente extinto - o Brasil passou a explorar a cana-de-açúcar em um ciclo que durou entre os séculos XVI e XVII e teve significante impacto na economia brasileira.
Os colonizadores, além do plantio da cana, instalaram engenhos para a produção direta de açúcar no litoral. Os engenhos ficavam, principalmente em Pernambuco, região de fácil acesso à Europa pelo mar.
Como havia dificuldades em dominar a logística da exploração da cana-de-açúcar, o suporte para a indústria açucareira foi obtido junto aos holandeses, que passaram a responsáveis pela distribuição e comercialização do açúcar ao mercado europeu.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Preparação para vestibular
RandomDecidi organizar meus estudos num livro e compartilhar com vocês