Já não me lembro há quantas horas estou acordado. Também não me lembro quando foi a ultima vez em que tive tanta dificuldade para escrever um simples texto. Na semana passada mesmo, consegui escrever um de meus melhores contos! Aliás... Foi logo depois daquilo que o meu DP2049 foi atualizado. Ou seja, faz uma semana que estou efetivamente na universidade.
Fico sempre bastante orgulhoso quando chega o momento de atualizar o DP2049, afinal, ele foi instalado antes de eu nascer e me acompanhou por toda a vida. Essa foi considerada uma invenção revolucionária! Permitindo que os dados sejam arquivados direto no cérebro dos indivíduos, o processo educacional foi bastante otimizado. Só temos aulas que nos ensinam trabalhos manuais e a prática, não precisando gastar tempo para aprender a teoria. Mas, claro, antes devemos nos certificar de que a versão do software que possui a habilidade em questão já foi devidamente instalada. Algumas pessoas reclamam deste sistema, pobres iludidas... Dizem que isto nos impede de absorver as informações que não interessam ao Governo... Eu tenho total certeza de que eles sempre fazem o melhor para nós! Para quê encher a cabeça com informações inúteis, se podemos potencializar nossa capacidade ao máximo com os dados mais funcionais? É o que sempre pensei.
Estou me dispersando novamente... Tem se repetido nos últimos dias... Tinha que escrever um texto... Sobre o que era o texto mesmo? Deixe-me ver em minhas anotações... Minha opinião sobre a crise política dos... da... Crise? Crise... Crise... Aqui fala sobre uma crise envolvendo um escândalo governamental... Não consigo me lembrar da crise... Não consigo me lembrar se tinha alguma opinião sobre este assunto também. Acho que meu DP2049 não foi atualizado com alguma opinião... Hm... Estranho! O lado complicado do chip recém atualizado é justamente este: você esquece várias coisas. Mas o Governo diz que isso é normal, que o projeto ainda não é perfeito. É comum ficar meio perdido nos primeiros dias...
Um amigo tinha me sugerido um livro pouco antes da atualização, mas não consigo me lembrar do nome... Era um ano, um número... algo assim. Autor estrangeiro... Não consigo mesmo me lembrar! Ele chegou a me emprestar o livro... Não consigo me... Parei para procurá-lo no meio de minhas coisas... Tenho que ler e... Nossa! O texto! Quase me esqueço novamente do texto! Mas estou com tanto sono! Já faz dias... Queria conseguir dormir um pouco, acho que faria o texto com mais facilidade. Na verdade, é o único inconveniente desse aparato... Não chega nem a ser algo ruim, já que faz sentido não conseguir dormir enquanto seu trabalho não estiver finalizado. Foi algo que otimizou, e muito, os processos humanos... Mas algumas coisas funcionam melhor depois do descanso, não é? É tudo o que eu não gos... Hm.... No que eu estava pensando mesmo? Por algum motivo me fugiu. Deve ser o sono...
Talvez eu devesse procurar algum jornal com informações sobre o assunto do texto... Talvez isso me ajude a lembrar os dados perdidos na atualização! Certo. Vamos pesquisar...
Crise...
Crise...
Crise...
Engraçado... Não tem nenhuma notícia sobre a crise na Mononet... Mas está escrito no meu caderno! E tenho certeza que copiei corretamente! Minha atualização de transcrição de discurso é a mais atualizada! Aqui. Lê-se claramente que... Hm?! Por que eu desenhei esses rabiscos aqui? Tenho certeza de que aqui tinha minhas anotações sobre a aula em vez desses rabiscos sem sentido! Eu li agora há pouco! Eu... O que eu li agora há pouco? Por que estou com tanto sono? Hm... Acho que eu estava executando meu trabalho universitário... Deixe-me ver... Escrever um texto sobre... Hm... Sobre como o DP2049 foi a maior invenção do Governo para otimizar nossa sociedade e a execução dos processos de trabalhos humanos! Há! Como demorei tanto para desenvolver isto?! Meu sistema foi atualizado com várias informações sobre este assunto ainda ontem! Melhor eu começar logo, assim posso dormir... A única parte que não gosto no... Hm... O que era mesmo? Deve ter sido uma falha em meu sistema, não há nada para não se gostar no DP2049! Deixe-me ver, como começar o meu texto...
"Sem o DP2049 e o Governo, eu, você e o nosso mundo não existiríamos..."
É... Parece um bom começo.
VOCÊ ESTÁ LENDO
O chip de conhecimento
Science FictionConto distópico escrito para o Concurso Literário FC do Brasil em 2008. Um breve relato em primeira pessoa sobre o processo educativo em um futuro onde o conhecimento é acessado diretamente pelo cérebro a partir de um chip implantado.