BREU:
Criado para gerar atrito agradável entre a corda e a crina do arco
A escolha do breu ideal é uma decisão pessoal. Depende fundamental do tipo de Crina, tipo de corda e, claro, da iniciativa do violinista em se dispor a conhecer e testar os diferentes tipos de breus.
Breu em excesso pode trazer problemas respiratórios. Para músicos alérgicos a composição do breu, existe hoje a venda breus antialérgicos.
CAVALETE:
É a peça na qual apoiam as 4 cordas distendidas. A parte inferior do cavalete - dois pequenos pés - fica apoiada no plano Harmônico do Violino - tampo superior, o inferior chama-se fundo. Pequenas ranhuras no cavalete mantêm as cordas no lugar. O cavalete transmite vibrações das cordas para o corpo do violino. Não se deve adulterar as características do cavalete, os ajustes deve ser feito por um luthier’s profissionais.
CORDAS:
As cordas estão seguras pelas cravelhas e presas nos micros afinadores e estandarte, passando pelo cavalete gerando assim um som ao passar o arco sobre elas. Antigamente eram feitas de tripa de carneiro. Hoje são de aço cromado ou de material sintético, revestidas com uma fita metálica de alumínio, níquel, ou de prata. A afinação padrão para as cordas seguindo por ordem de espessura é Mi (1° Corda, a mais aguda), Lá (2° Corda), Ré (3°) e Sol ( a 4° Corda, a mais grave). Então avalie o conjunto de cordas que é mais apropriado para o seu Violino. Observe qual lhe dará melhor rendimento e adquira.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Padronização do Ensino de Violino
Não FicçãoTodo o aprendizado para aprender a tocar bem o instrumento, começando do básico até o mais aprimorado.