Você já parou para pensar como seria sua vida literária se seus escritores favoritos jamais tivessem escrito suas obras? Ou como seria o mundo atualmente se pensadores como Platão e Descartes não tivessem nos deixado de herança todas as suas ideias? Posso imaginar sua provável resposta: "outros teriam pensado em tudo isso ou algo similar e escrito".
Mesmo que pareça um jardim infinito de possibilidades, a nossa criatividade é limitada pois novas ideias sempre surgem de velhas ideias. Quem nunca ouviu a expressão "nada se cria, tudo se copia"? Você pode pensar ter criado algo inédito, mas acredite, alguém já pensou em alguma coisa parecida antes. Entretanto, sempre há novas histórias surgindo, novos objetos sendo criados e novas formas de ver a vida.
Pensar sobre qualquer coisa é tão fácil, prático e não requer esforço algum. Mas, quando decidimos colocar esses pensamentos no papel, na maioria das vezes nos transformamos em sapos gelados e suados! Eu, agora, por exemplo, nem lembro mais o que ia escrever!
Existem muitas estratégias para desenvolver a escrita, mas melhores são as que você mesmo cria! Um exemplo divertido, criado por mim (algo que provavelmente alguém já criou também), é procurar e selecionar no dicionário três palavras que você não conhece e, a partir daí, criar um texto com tema livre. Outra forma de praticar a escrita é escolher um tema atual, como os cogitados para o Enem, e produzir um texto. Quando terminar, é interessante procurar em sites ou livros mais informações sobre o assunto e adicioná-los à sua produção. Dessa forma, você aprende mais e ainda desperta o seu lado curioso.
Dentre todas as estratégias possíveis, simplesmente escrever sempre será a mais eficaz. Quando escrevemos, surgem dúvidas gramaticais que inexistem quando estamos lendo. Escrever nos faz querer conhecer novas palavras para deixar nossos textos mais rebuscados. Quanto mais escrevemos, melhor fica a nossa escrita.
Escreva! Eternize suas ideias, pois você nunca saberá se a sua história não será a favorita de alguém ou se o seu estudo não servirá de base para outros. E quanto à ausência da criatividade, continue escrevendo, pois a qualquer momento ela pode resolver aparecer para uma visita.
YOU ARE READING
Crônicas
RandomSabe aqueles dias em que você não tem nada pra fazer e decide escrever sobre nada em especial, sobre tudo que não faz sentido ou simplesmente criticar algo que está o incomodando? Então, Publicarei aqui todas as crônicas que escrevi/tenho escrito no...