Desligo a chamada e espero assim como o meu irmão me mandou fazer. Ele mete-me em cada uma. Quer convidar a namorada para viverem juntos, vai fazer-lhe uma surpresa no seu dia de aniversário, mostrando-lhe o apartamento que preparou para os dois viverem. Onde é que eu entro? Como a Vera, namorada do meu irmão, não pode desconfiar de nada ele teve de ficar com ela para não mentir e eu vou ter de ir ao IKEA com a melhor amiga dela, Francisca, que não suporto, já que esta só tinha este horário livre e aqui o mártir teve de vir fazer esse favor ao maninho.
Já estou aqui há 10 minutos e o raio da miuda não há meio de sair, quando vou ligar para o meu irmão ouço alguém gritar o meu nome chamando a atenção de toda a gente que por ali passava. Lá vem o centro das atenções. É sempre assim onde quer que vamos é sempre o centro de tudo, tem uma necessidade natural,e fora do normal, de atenção. Irrita-me. Hoje parece um passadeira com os cabelos loiros pelas costas esticados, umas calças as riscas brancas e pretas que vão alargando ao longo das pernas o que faz com que "voem" sempre que ela se movimenta, umas botas pretas de salto bem alto e casoco e camisola pretos. Vinha carregada com livros e enquanto atravessava a rua para vir para o meu carro parecia falar sozinha. Para além de destrambelhada está louca, só me faltava essa. Já não bastava o péssimo momento no clube que se refletia no meu humor ainda tenho de aturar quem não se atura a si própria.-Desculpa se esperaste muito mas a culpa é do teu irmão que marcou comigo com meia hora de diferença e depois ligou-me e eu ainda estava a estudar e tive de arrumar tudo e ainda arranjar-me.- disse mal entrou no carro abrindo a porta de trás do carro para por os livros e tudo o que trazia com ela, já estava a vontade pelos vistos nem pediu autorização- Estou cheia de trabalhos só temos mesmo duas horas depois vais ter de me deixar na faculdade.- entrou finalmente para o lugar do passageiro e cumprimentou-me com um beijo na bochecha como se fôssemos íntimos, como assim?- O teu irmão deu-te alguma lista de compras ou disse alguma coisa sobre?- esta miúda fala muito.
- Ele disse que tu saberias o que fazer.-respondi sucintamente
-Isso complica um pouco porque dá-nos mais opções o que neste caso não é bom. Eles já têm o essencial então já é só para os adereços e decorações que vamos escolhar mas mesmo assim ainda é muita coisa.- ligo o rádio para ver se termino com o seu monólogo. -Acho que o teu irmão está tão empenhado em fazer uma surpresa a Verinha que se esquece que ele também vai viver naquela casa, quer que seja no agrado dela e nem pensa nos seus gostos. Acho que faz mal. A Vera vai gostar duma coisa a medida dos dois não só ao gosto dela, ela é muito assim. Não achas?- pelo menos alguém que não pense só nela.
-Gosto muito desta música, podes-me deixar ouvir?- ela olhou para mim confusa e depois desviou o olhar para a janela. Passado alguns minutos perguntou:
-Rúben, alguma vez fiz alguma coisa que não tenhas gostado? Pode ser só impressão minha mas sempre que estamos juntos noto que não ficas muito feliz, inclusive parece que estás a ser obrigado. Se fiz alguma coisa gostava que me dissesses para podermos aclarar as coisas e aliviar o mau ambiente que tendemos a formar. O que é que fiz? Eu não tenho ideia sinceramente.
Nasceste! Foi o que me apeteceu responder-lhe, a verdade é que não tenho uma resposta concreta, tudo nela me irrita até quando me irrita. Ainda por cima não estou na melhor das disposições para estar ao pé dela muito menos para conversas.
-Falas demais.
-Bom, e tu falas de menos.
-Falo o necessário não preciso de contar tudo nem que todos tenham que me escutar. Não tenho necessidade de ser o centro do mundo- ela vira-se totalmente para mim ficando totalmente de lado no banco do carro com os olhos arregalados e a boca aberta, atrasada.
-Espero que não estejas a insinuar que gosto de chamar a atenção.
-Estou. Não sabes ser discreta, queres que todos olhem para ti, falas alto, ris escandalosamente, todos têm de estar sempre a olhar para ti e a ouvir-te. Desculpa lá se te incomoda mas não tens essa importância para mim por isso é que parece que não te suporto porque não suporto mesmo.