Oliver, o pássaro

39 1 0
                                    


As pessoas são obcecadas com suas posses, orgulham de serem donos. Mas nem sempre isso é algo bom... Deixe-me te aprofundar sobre a história de Oliver, um simples pássaro igual a outros bilhões que existem por aí.

Ele vive na gaiola onde seu o dono o cria, desde o seu nascimento. Oliver nunca sentiu por um minuto sequer como é ser livre, apesar deste ser seu sonho. Parece algo tão bom, e certamente invejável, ele pensa.

Suas asas batendo contra a brisa do vento, sua socialização com diversos bandos, conhecendo das mais belas paisagens, até mesmo ao voar rápido para se esconder da chuva.

Porém... não, o dono de Oliver diz saber o que é melhor para ele. Oliver tem uma linda gaiola de madeira, a melhor que ele já teve, tem até enfeites; também é alimentado todos os dias com a melhor ração da melhor loja da cidade; água fresca sempre, o que mais Oliver poderia pedir? 

Na verdade ele deveria agradecer, não é? 

O dono de Oliver adora exibir seu venusto pássaro, ao receber visitas, prontamente as leva até a gaiola de Oliver, enche o peito de ar e orgulho e diz "é meu, não é lindo?", e espera que o animal cante para que o homem consiga deixar os visitantes admirados com sua posse.

Ouve-se dizer sobre pássaros criados soltos, é claro que o dono de Oliver acha isso patético, quem faria isso? Estupidez! O jeito certo de se criar um pássaro é cuidando dele, dentro de sua gaiola, certo? Apenas o mime e está tudo bem.

Na verdade não.

Aqueles pássaros criados soltos demonstram o mais esplêndido laço de amor.

Eles estão lá, livres, podem muito bem ir embora a qualquer momento, mas eles sabem do carinho verdadeiro de seus donos, que não os pressionam dentro de uma caixa fechada para poder tê-los como uma posse e não um ser de afeição recíproca. Eles sempre voltam aos seus donos, que mais são visto como amigos.

Aquilo era o que Oliver mais queria, mas seu dono era possessivo demais.

Eles poderiam ter uma relação tão admirável se não fosse por isso...

Oliver poderia voar solto por aí e depois voltar para descansar no ombro do homem, com amor mútuo.

Mas Oliver passou tanto tempo trancado naquela gaiola que o que ele mais pensa é em ir embora algum dia, e quando ele for, nunca mais irá voltar.

Relações destruídas tão futilmente, não é mesmo?

Aquelas pessoas que sabem criar seus pássaros livres sempre terão aquela afetividade, pois eles sempre voltarão.
Mas já o dono de Oliver... Logo irá perdê-lo, de alguma forma. Seja quando Oliver escapar para sempre, voando céu afora sem pensamento algum em retornar, ou seja quando Oliver adoecer até a morte, dentro da maldita bela gaiola.

OliverWhere stories live. Discover now