O amor e os filhos

9 1 0
                                    

Conheceu André, o homem que se casaria futuramente, no dia dos namorados. O medo de ficar sozinha era maior do que ter alguém que o maltratasse constantemente. Ela não queria olhar para si mesma e dizer que estava infeliz, porque tinha um homem bonito e era bonita. Naquela época era feio se casar novamente, consequentemente não poderia se separar. O "até que a morte nos separe" era levado a sério.

Luísa e André se casaram em uma igreja, com direito a vestido com véu, fotógrafos e um grande bolo de casamento. André nunca sorria, nem no seu próprio casamento. Porém até que pareciam felizes.

André era muito rico, dono de uma empresa, e por causa disso achava que tinha o direito de fazer o que quiser, quando quisesse. Nisso, tiveram três filhos: Elena, Thaís e Arthur. Não queria saber de cuidar deles, como um pai faria. Tinha muitos imóveis, grana e duas empregadas, mas não se dava o trabalho de comprar uma roupa nova para eles. Sempre usavam roupas de segunda mão.  Quando as crianças iam visitar os primos era a única hora de diversão e renovar o guarda-roupa!

A mãe de Luísa, Carmem, morreu quatro meses depois que sua primeira filha nasceu, Elena. Ela não tinha alguém da família para lhe aconselhar, já que os irmãos não ligavam para ela e o pai era distante. Tornou-se uma mulher muito insegura e rígida. Não deixava seus filhos viverem a própria vida.

Depois da morte da mãe, procurou respostas para as suas perguntas em centros espíritas, assembleias e igrejas. Ela queria saber para onde a mãe, Carmem, tinha ido e se estava bem. E foi assim que ela conheceu o Cristianismo e se batizou.

Elena, a filha mais velha, teve que cuidar dos outros irmãos por enquanto que Luísa estava trabalhando como professora em dois empregos. Chegava todos os dias cansada e não tinha mais tempo para eles. Só sabia ditar regras e mandar na casa.

Com os medos de Luísa, os meninos nunca tiveram a chance de fazer viagens com a escola. Elena não podia dormir na casa das amigas por causa do preconceito que Luísa tinha. Ninguém poderia sair na sexta-feira para curtir com os amigos porque na religião que ela acredita,  na sexta, depois das 5 horas da tarde já é sábado "o dia santo". Ela impôs a religião dela e não deu livre arbítrio para os filhos.

Como André fazia tudo que queria, não escutou os conselhos de Luísa e conseguiu perder quase todo dinheiro que possuía e o emprego. A família passou por um sufoco, não estava mais entrando em sincronia por causa das traições que ele fazia escondido de Luísa. Ele não dava tanto valor quanto deveria dar para seus filhos, e chegou em um momento em que deixou de investir tanto na casa e trazia pouca comida.

O André não estava mais morando com eles, pela decisão de voltar a morar com os pais. A relação de Luísa e André não era a mesma.


(Em andamento)

A história de Luísa (Em andamento)Where stories live. Discover now