As bruxas de Salem

2K 63 3
                                    

"A caça as bruxas de Salem e com certeza uma das maiores atrocidades cometidas pela ignorancia humama.
Bruxaria, religião e fanatismo contribuiram para um dos maiores massacres da historia."

O massacre das bruxas de Salem aconteceu em uma vila chamada "Salem" no estado de Massachusetts nos Estados Unidos na epoca da colonização norte americana no final do seculo XVII, durante a caça as bruxas mais de 200 mulheres, alguns homens e ate ...

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.

O massacre das bruxas de Salem aconteceu em uma vila chamada "Salem" no estado de Massachusetts nos Estados Unidos na epoca da colonização norte americana no final do seculo XVII, durante a caça as bruxas mais de 200 mulheres, alguns homens e ate animais foram acusados de praticarem bruxaria e fazerem pacto com Satã. Entre todas esses vitimas que foram torturdas, humilhadas e ate violentadas, no minimo 20 foram mortas. Apos todos esses assasinatos o governo finalmente admitiu que matar aquelas pessoas foi um engano e ate procurou meios para recompensar as familias das vitimas mas ja era tarde de mais pois não se pode trazer uma pessoa de volta a vida.

Bruxaria sempre existiu e sempre vai existir, ela pode ser usada pro bem, mas tambem pro mal ou talvez para os dois, assim como a essência humana pois ninguem e totalmente bom, mas uma coisa e fato, as maioria das vitimas de Salem eram inocentes, na verdade todas eram inocentes, pois devemos seguir as crenças que queremos seguir, sem preconceitos e ninguem deve se meter, e claro que se essas crenças prejudicarem a vida de outras pessoas, nesse caso o praticante deve responder pelo seus atos assim como todo ser humano, mas este não era o caso de Salem que mesmo sobre a forte acusação de morte, bruxaria e adoecimento de crianças, ainda assim elas eram inocentes.

A região de Salem era uma colonia britanica rachada por ataques indigenas e atormentada por pequenos crimes e disputas de terra e em 1600 um grupo de imigrantes ingleses conhecidos como "Os Puritanos" se estabeleceram na região. Desprezados em sua terra eles vieram para o novo mundo para viverem segundo os seus princípios. Para esse grupo radical todo bem vinha de Deus e todo mal estava ligado ao demonio, eles acreditavam e temiam em particular as bruxas, para eles elas agiam sob o comando e em nome de Satã, e seriam capaz de atingir ate mesmo as pessoas irrepreenciveis da comunidade.

Essa era uma época de muitas supertições, poucos estudos e cultura limitada a poucas familias, então era um povo muito ignorante.
Em fevereiro de 1692, durante um inverno terrivelmente frio, Betty Parris filha de nove anos do ministro religioso de Salem pegou uma doença estranha, ela se contorcia de dor, gritava, sofria de uma enorme febre e reclamava para um medico que parecia que estava sendo picada, hoje a ciencia tenta explicar essa doença como uma mistura de asma, abuso infantil e epilepsia. Com um tempo outras seis garotas incluindo uma prima de Betty desenvolveram os sintomas o medico então concluiu que a origem da doença era sobrenatural, com isso a familia passou a ficar obcecada com essa hipótesi de suas crianças estarem sob o efeito de bruxaria. E com isso se estabilizou uma onda de panico e esteria.

A primeira suspeita foi a escrava Tituba, não se sabe ao certo se ele era de origem africana ou da america central, mas sabe-se que ela contava lendas de bruxas e voodus do folclore de seu país pras crianças da vila, e após  isso mais crianças acusaram outras mulheres como autoras do feitiço que as afetavam.
Para tentar escapar da forca Tituba confessou ser bruxa e voar pela noite com varias companheiras de feitiçaria. Outras mulheres acusadas seguiram o exemplo de Tituba e passaram a confessar que estavam atormentando as crianças a mando do Diabo, então o governador William Philips criou uma corte para julgar os casos de bruxaria formado por cinco juizes. E os reus não tinham direito de ter testemunhas ao seu favor.
A primeira mulher julgada foi Bridget Bishop, com poucos amigos e varios conflitos com os vizinhos ela era a acusada perfeita, alem de ter sido delatada por bruxas confessas, uma testemunha disse ter visto Bridget roubando ovos e se transformando em um gato, e a sua pena foi morte por enforcamento.

Mais de 150 suspeitos foram presos, ouve 20 penas de morte, incluindo um homem esmagado por pedras além de 2 cachorros mortos, acusados de serem cumplices das bruxas de Salem, e ate uma menina de 4 anos Sarah Good, foi acusada pelas crianças, e a pobrezinha passou 8 meses na cadeia. Até mesmo o ministro da igreja foi enforcado como lider das bruxas.

Muitos dos casos se rusumiam a isso vendetas, vinganças pessoais, que agravadas por uma certa carga de fantasia geravam acusações de obras do Diabo e bruxaria. Os ultimos julgamentos ocorreram em abril de 1693, e a maioria das condenações foi revista entre o final do século XVII e o inicio do XVIII. E hoje esse caso e considerado um exemplo de histeria coletiva, fanatismo e ignorancia.

Caso queiram se aprofundar mais na história de Salem e suas inquisições eu recomendo o livro da autora Stacy Schiff "As bruxas: intriga, traição e histeria em Salem"

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.

Caso queiram se aprofundar mais na história de Salem e suas inquisições eu recomendo o livro da autora Stacy Schiff "As bruxas: intriga, traição e histeria em Salem".

O livro das criaturas sobrenaturaisOnde histórias criam vida. Descubra agora