Capítulo 2

155 5 3
                                    

— A Federação dos Planetas Unidos sofreu uma grande perda. Mas a Terra... Que representante perdemos! O orgulho que sentíamos de Kenneth Wescott é imensurável; sua garra em lutar pelo que é certo, sua visão unificadora e pacificadora que colaborou com a manutenção dos ideais da Federação e também nos inspirava. Quantos povos e planetas foram descobertos durante a sua liderança, quantos acordos de paz foram feitos... A honra que sinto em ter servido à Frota Estelar durante o período em que o presidente Wescott esteve à frente da Federação é muito grande, e eu estou convicta de que todos os presentes compartilham da mesma opinião. Ele nos deixou muito cedo, mas ainda está entre nós. E com toda a certeza, viverá enquanto honrarmos seus esforços.

A mulher loira que discursava com uma expressão de experiência no rosto e um postura firme, apesar da notável emoção, era Rebecca Lanner, comodoro da Frota Estelar e minha ex-capitã à bordo da USS Michielin, a primeira nave estelar da qual eu havia feito parte da tripulação. Lanner era uma líder exímia, uma grande capitã, e parte do homem que eu havia me tornado era devido à ela, pelo seu exemplo como oficial e pela sua confiança em mim.

Depois da experiência de não ter salvo meu amigo Mason da morte, a capitã Lanner havia me dado apoio suficiente para que eu não cedesse ao trauma e largasse tudo. Mais do que respeito, eu tinha carinho e gratidão por ela. Se havia sentido falta de uma figura materna desde que havia me mudado de Nova Jersey para São Francisco, não poderia dizer que ainda sentia essa carência enquanto tripulante da Michielin.

— Eu acho que uma das maiores provas de que o presidente Wescott era de fato um homem preocupado com o bem-estar da Terra e dos membros da Federação, é que ele demorou bastante a aceitar minha nomeação como capitão da Enterprise após o incidente com Nero e em Kronos. — O lendário capitão da Enterprise, James T. Kirk, iniciou seu discurso, e riu com um ar de melancolia. Todos fizeram silêncio para ouvi-lo com um ar de admiração, por tudo que ele também já havia feito pelo nosso mundo e pela Federação. Estar diante dele era estar diante de um herói. Ele continuou sua fala — Mas foi justamente pelo bem da Terra e da Federação que ele me deu um voto de confiança. E eu me esforcei para honrá-lo. Se nós temos o ímpeto de trabalhar pelo desenvolvimento sustentável dos Planetas Unidos e de todo o universo, sei que essa vontade surgiu da influência dele. Nós somos legados. O que espero de seu sucessor, independente de quem seja, é que continue nos guiando rumo ao avanço. A ideia de que o futuro começa hoje é o que tem nos norteado desde que o homem foi ao espaço pela primeira vez, e eu sei que, se continuarmos a viver inspirados por esse ideal, podemos ir muito mais longe do que imaginamos. É o que o presidente Wescott desejaria ver, e pela minha fé na Frota Estelar e em toda a Federação, tenho a mais absoluta certeza de que daremos continuidade à tudo que ele um dia sonhou.

— Uau. — Eu murmurei enquanto aplaudia.

— Ele é uma lenda.

Jaz comentou comigo e eu assenti com a cabeça, concordando. Depois que os aplausos terminaram, eu segurei sua mão e olhei para ela sem exibir um sorriso – pela ocasião –, mas expressando meus sentimentos pelo olhar. Em resposta, ela assentiu com a cabeça e voltou a olhar para o púlpito organizado na parte de fora da sede da Federação dos Planetas Unidos, em Paris. Mesmo usando um traje militar de cerimônia, cinza, muito sem graça, e um quepe que escondia parte do seu rosto, Jazmine continuava fascinante.

E apesar das circunstâncias, eu sabia que ela estava feliz por estar em casa; Jaz havia nascido e crescido na Cidade Luz, e por mais que já estivesse habituada com a vida nos Estados Unidos e no espaço, não havia nada como o lar para ela.

Ao fim da cerimônia, quase todos aproveitaram para cumprimentar a família do presidente Wescott e também uns aos outros, já que a ocasião havia reunido inúmeras tripulações e oficiais das mais variadas comissões da Federação e da Frota Estelar. Enquanto eu me levantava das cadeiras com Jazmine, com uma das minhas mãos sobre suas costas, uma figura conhecida parou diante de mim. Eu sorri para a Almirante Lanner, que retribuiu a expressão à mim e Jazmine.

Star Trek: Regresso [Jornada nas Estrelas]Onde histórias criam vida. Descubra agora