Cadus era um planeta bonito. Eu nunca havia estado lá e me surpreendi ao pisar pela primeira vez. O ar era pesado, o que exigia um pouco de esforço para nós respirarmos. Mas notei que T'Sis parecia tranquila quanto a isso; vulcanos tinham mais resistência, mais força e um organismo bem mais evoluído que seres humanos.
Nós havíamos descido em uma espécie de plataforma, e eu me surpreendi ao olhar para cima, e depois, mais abaixo. Acima de nós haviam inúmeras formações rochosas altas, sob as quais estavam edificadas grandes e modernas construções. Algumas estavam em ruínas, outras, em aparente reforma. Elas eram ligadas umas às outras por pontes, debaixo das quais era possível ver o restante da cidade, coberta por uma névoa em tons de lilás. Lá embaixo o cenário de destruição era mais notável. Talvez fosse onde as pessoas dita comuns vivessem. Era provável que nós estivéssemos na sede do governo daquele planeta.
O céu tinha um tom que se aproximava do lavanda, e formações gasosas, nuvens, de cores mais escuras. Estavam espalhadas. A temperatura era amena. Ao nosso redor, também era possível ver bastante vegetação, que tinha uma coloração verde-escura. Mas também podíamos ver que parte dela estava queimada. Ao fundo, havia uma grande montanha, que julguei ser um dos vulcões que havia entrado em erupção há pouco tempo e promovido uma destruição considerável no planeta, junto com outros fenômenos.
Nós fomos recebidos por uma comitiva e pela primeira vez tivemos contato com os caducianos. A aparência deles não parecia variar muito. Eram humanóides, e no geral, tinham como tom de pele primário uma cor que se aproximava do caucasiano da Terra. Bege. Porém, a pele deles, que aparentava ser úmida e lisa, tinha tons de roxo, principalmente nas extremidades. Tinham feições semelhantes à humana, como o nariz, os lábios e a arcada dentária, as orelhas, que eram grandes, e o queixo. Os olhos também, porém, as escleras eram negras. As cores das íris variavam. Tinham sobrancelhas longas, arqueadas no fim. As maçãs do rosto eram bem marcadas, mas a parte abaixo delas eram magras, com um aspecto "seco"; apresentavam listras na cor roxa que seguiam até o topo da cabeça, onde a derme se "dividia" em três partes que começavam grossa e terminavam afinadas, crescendo sobre uma camada mais grossa de pele, com listras e ondulações detalhistas. Atrás, tinham o que pareciam cabelo, porém, trançado. Tanto homens quanto mulheres utilizavam-o daquela forma, variando a espessura das tranças e o tamanho.
O pescoço de todos eram cobertos por estruturas metalizadas. Os que nos receberam estavam usando vestes brancas, pareciam imaculadas. Estenderam as mãos para nos cumprimentar. Eram parecidas com as nossas, mas com um aspecto pegajoso. Na parte de trás, eram bege, e na palma, de coloração roxa.
— Sejam bem-vindos a Cadus, Oakland. — Um dos homens, que era alto e tinha íris azuis, disse. Ele estava acompanhado de uma mulher, com íris douradas. — Fico feliz que a Frota Estelar tenha atendido nosso pedido. Meu nome é Almas. E essa é minha esposa, Yonae.
— Nós estamos aqui para oferecer toda a assistência que precisarem. — Capitão Lund respondeu — Afinal, também fazem parte da Federação. Trouxemos equipes para uma análise preliminar da situação da capital e do planeta antes de nos aprofundarmos nos trabalhos que vão ser necessários aqui.
— Nos acompanhem.
Nós descemos por uma escadaria longa, muito longa, até a cidade, abaixo da névoa. O ar ali era um pouco melhor para respirar, e eu pude notar que todos os humanos ali sentiram o efeito. As ruas eram do que pareciam ser pequenos calçamentos. Eu não sabia que material era aquele e meu tricorder não conseguia reconhecer. Era possível ver o rastro de destruição por ali; rachaduras no chão e nas construções, crateras. Alguns imóveis estavam em pedaços. Outros sendo reconstruídos. Em alguns, só era possível ver a base. Dava pra notar que tinha sido consumido por fogo.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Star Trek: Regresso [Jornada nas Estrelas]
Fiksi IlmiahVocê nunca sabe a força que tem até que sua única opção é ser forte. A Federação dos Planetas Unidos é abalada pela morte de seu estimado presidente e a chegada de um misterioso homem que promete levar o Estado interestelar ao progresso, até que um...