Epígrafe

6 1 0
                                    

O que é Heterocromia?

A heterocromia, ou heterocromia ocular, é uma anomalia genética que pode ser hereditária, associada ou não a uma síndrome crônica, ou gerada por doenças adquiridas ao longo dos anos.

É caracterizada pela alteração da cor dos olhos dos mamíferos, fazendo com que a cor de um olho seja distinta do outro. A doença é comum em animais, principalmente cães e gatos, e rara em humanos, atingindo somente uma estimativa de 6 indivíduos a cada 1.000 pessoas.

O distúrbio é causado por falta ou excesso de melanina, pigmento responsável pela coloração da pele, olhos e cabelos dos mamíferos. Na maioria dos casos, a coloração incomum dos olhos é quase imperceptível e não está relacionado a qualquer outra anormalidade. Quando herdada dos progenitores, a heterocromia não possui cura ou tratamento específico, no entanto não promove nenhum sintoma além das cores diferentes nos olhos.

Tipos de Heterocromia

Existem três pigmentos predominantes na íris que determinará a cor final do olho: o azul, o castanho e o amarelo, ocasionando as combinações mais comuns de cores nos olhos de portadores com heterocromia: azul e castanho, verde e castanho e verde e azul.

A heterocromia pode se manifestar de três formas: setorial, central e completa. Em casos raros, dois ou mais tipos podem se misturar em um único indivíduo.

Heterocromia setorial

Acontece quando a íris apresenta duas cores diferentes, com uma dominante e o toque de uma determinada segunda cor. É comum que aconteça em apenas um dos olhos.

Heterocromia central

Conhecida como olho de gato, a íris possui dois ou mais círculos de cor ao redor externo da pupila. Acontece em somente um dos olhos.

Heterocromia completa

Tipo mais raro da doença, quando os dois olhos apresentam cores completamente diferentes.

"Ser diferente é ser mais que especial, é ser você mesmo sendo estranho, mas, é você!"

Um Bebê ExtraordinárioOnde histórias criam vida. Descubra agora