Questionario

316 2 0
                                    

1.    Por  que os efeitos produzidos pelo desempenho da economia afetam a vida do cidadão?

Por repercutirem diretamente em questões sociais tais como: geração de empregos, inflação, educação, saúde, etc.

2.    O que é macroeconomia?

A macroeconomia pode ser entendida como sendo a parte da ciência econômica responsável pelo estudo do sistema econômico como um todo.

3.    Quais os principais indicadores macroeconômicos de desempenho da economia?

Produto agregado, emprego, preços e transações externas.

4.    Que tipo de informação é obtido através dos meios de comunicação sobre o desempenho da economia?

Questões envolvendo variação cambial, taxa de juros, PIB, inflação, desemprego, saldo da balança comercial etc.

5.    O que é produto agregado?

São os bens e serviços finais produzidos. Quanto maiores forem os níveis de produção corrente e maiores suas taxas de crescimento, maior poderá ser a satisfação social derivada do desempenho da economia como um todo.

6.    Por que é tão importante  o crescimento do produto agregado para o desempenho da economia?

É importante que as taxas de crescimento do produto agregado ao longo do tempo sejam mais altas possíveis, objetivando com isso atender às demandas da população e estender os benefícios da prosperidade econômica a todas as camadas sociais. O objetivo desde que outros ajustes macroeconômicos não sejam prioritários, é promover o crescimento do produto nacional a taxas superiores às do crescimento demográfico, expandindo-se assim a produção per capita de bens e serviços finais.

7.    O que é desemprego sazonal?

Resulta de flutuações da procura agregada ou de movimentos sazonais de produção, como os que ocorrem em áreas rurais nas entressafras e no período de alta temporada da atividade turística.

8.    O que significa desemprego voluntário e involuntário?

São desempregados voluntários, os indivíduos que vivem de rendimentos provenientes de fatores de produção de sua propriedade, estudantes que acumulam capital humano para posterior ingresso no mercado de trabalho ou os membros de unidades familiares que se dedicam aos afazeres do lar. São desempregados involuntários aqueles que procuram oportunidades ocupacionais, aceitam os padrões vigentes de remuneração, mas permanecem desempregados.

9.    O uso de tecnologia avançada, substituta da mão-de-obra, gera que tipo de desemprego?

Desemprego estrutural.

10.  O que é inflação?

Inflação é o contínuo, persistente e generalizado aumento de preços.

11.  O que é deflação?

É a variação negativa dos preços na economia.

12.  Qual a influência do câmbio nas transações externas da economia?

A desvalorização ou a valorização sistemática da taxa cambial pode interferir no equilíbrio geral da economia, podendo gerar desequilíbrio no sistema econômico.

13.  Por que é tão importante o país gerar superávits na balança comercial das transações externas?

Para poder gerar crescimento sustentável do produto agregado e consequentemente dos níveis de emprego.

EconomiaOnde histórias criam vida. Descubra agora