ÚLTIMO GOVERNO MILITAR - GOVERNO FIGUEIREDO – ( 1979 – 1985 )
COMPROMISSO DE DAR CONTINUIDADE À ABERTURA POLÍTICA
CRESCEU NO PAÍS OS PROTESTOS CONTRA O REGIME MILITAR
GREVE DOS METALÚRGICOS NO ABC PAULISTA – LUIZ INÁCIO DA SILVA – LULA – NOVO SINDICALISMO, FORMADO PELOS TRABALHADORES – CUT
EM 1979, ANÍSTIA AMPLA, GERAL E IRRESTRITA PARA OS PRESOS, CASSADOS E EXILADOS PELO REGIME MILITAR.
EM 1979 – FIM DO BIPARTIDARISMO – SURGEM: PDS, PMDB, PDT, PTB, PT
EM 1982, NUM CLIMA DE GRANDE INSATISFAÇÃO POPULAR, OS ELEITORES VOLTARAM ÀS URNAS, DEPOIS DE 18 ANOS, PARA ESCOLHER OS GOVERNADORES DE SUA PREFERÊNCIA.
EM 27 DE NOVEMBRO DE 1983 CAMPANHA PELAS DIRETAS JÁ PARA PRESIDENTE. EMENDA DANTE DE OLIVEIRA PELAS DIRETAS JÁ NÃO CONSEGUIU OS 2/3 DE VOTOS DO CONGRESSO EM RAZÃO DO BOICOTE DE ALGUNS DEPUTADOS LIDERADOS POR PAULO MALUF.
FORAM MARCADAS ELEIÇÕES INDIRETAS PARA INÍCIO DE 1985: PAULO MALUF VS. TANCREDO NEVES – TANCREDO VENCE POR 480 A 180 VOTOS.
TANCREDO NEVES NÃO CHEGOU A ASSUMIR O GOVERNO, POIS FOI INTERNADO PARA UMA CIRURGIA EM 14 DE MARÇO, NA VÉSPERA DA POSSE; DEVIDO A COMPLICAÇÕES POSTERIORES, MORREU NO DIA 21 DE ABRIL DE 1985.
ECONOMIA
INFLAÇÃO EM 1979 – APROXIMADAMENTE 95% AO ANO
CRISE FINANCEIRA INTERNACIONAL - JUROS TRIPLICARAM
O BRASIL HAVIA CONTRAÍDO EMPRÉSTIMOS VOLUMOSOS COM TAXAS DE JUROS FLUTUANTES – EM 1981, PARA UMA DÍVIDA DE 61 BILHÕES, O BRASIL PAGOU QUASE 10 BILÕES, A MAIOR PARTE SOB A FORMA DE JUROS DA DÍVIDA.
EM 1981, PELA PRIMEIRA VEZ EM QUATRO DÉCADAS, O BRASIL APRESENTOU PIB NEGATIVO ( -3,1% ) – ESSA QUEDA NA ATIVIDADE ECONÔMICA ACARRETOU CORTES DE INVESTIMENTOS NA INDÚSTRIA, GERANDO DESEMPREGO NAS CIDADES.
REGIME DEMOCRÁTICO
GOVERNO JOSÉ SARNEY – ( 1985 – 1989)
“TUDO PELO SOCIAL”
SARNEY ESTABELEU ELEIÇOES DIRETAS PARA PRESIDENTE DA REPÚBLICA; ESTENDEU O DIREITO DE VOTO AOS ANALFABETOS E PROMETEU UMA NOVA CONSTITUIÇÃO.
EM 1989 – ELEIÇÕES DIRETAS PARA PRESIDENTE: LULA VS. FERNANDO COLLOR
A CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988
VOTO: OBRIGATÓRIO PARA OS BRASILEIROS MAIORES DE 18 ANOS E MENORES DE 70 ANOS. FACULTATIVO PARA OS ANALFABETOS, PARA OS MAIORES DE 70 ANOS E PARA OS JOVENS COM 16 OU 17 ANOS.