- Vá para o caralho!
Calma, isto não é um insulto! (ou melhor, depende muito do seu comportamento na embarcação do conhecimento). Não estou “descendo o verbo” ou utilizando palavra de baixo calão. Assim como outras diversas palavras que tem mais de um significado em português, caralho também tem. Antigamente, na época das grandes navegações os marinheiros tinham que ir para o caralho por um dia todo ou até por mais, como forma de penalização ou punição por uma desordem ou mau comportamento. Caralho era um pequeno cesto localizado no alto dos mastros das caravelas onde se manifestava com maior intensidade o rolamento ou movimento lateral de um barco, ou o famoso, “abalo de por as tripas para fora”. Devido ao forte balanço do navio, a grande altura onde ficava esse cesto e por ser desprotegido dos fortes e frios ventos dos altos mares, era um castigo pesado para os marinheiros rebeldes, que após permanecer o período de punição, passavam vários dias enjoados e claramente, apresentando bom comportamento por medo de receber a ordem “Vá para o caralho!”. Era do caralho também que se ouvia a expressão “Terra à vista!”, pois a visibilidade lá do alto era perfeita, onde o trabalho do marinheiro era observar se havia alguma ilha, terra ou um novo continente visível para a exploração.
E quanto aos outros significados desta mesma palavra, não vale a pena utilizar, ressaltar, informar ou conhecer. Já basta o assassinato diário que presenciamos do nosso idioma.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Desvendando o português: "Vá para o caralho!"
Non-FictionDa série: desvendando.... Antes de mudar a página, fica a dica... Não é nada disso que você está pensando. Boa leitura!