Esse não é bem um fato sobre o Universo, mas é algo que faz um tempo eu venho pensando em compartilhar com vocês.
Começo dizendo que outra das minhas grandes paixões é música e, apesar de eu não ser tão radical quanto Dean Winchester, eu só escuto coisa antiga 😊
+++
No dia 20 de junho de 1969, David Bowie gravou em Londres uma das minhas músicas favoritas de todos os tempos: Space Oddity.
Bowie, tão louco por astronomia quanto eu sou, se inspirou no filme 2001: Odisseia No Espaço não só para escrever a letra e dar o título à canção, mas também para criar um personagem fictício chamado Major Tom, um astronauta que especificamente em Space Oddity não se dá lá muito bem.
Para compreender a importância dessa música é preciso relembrar qual era a realidade do mundo naquela época.
Basicamente, era o meio da Guerra Fria. Estados Unidos e União Soviética lutavam para ver quem tinha as tecnologias mais avançadas, e os programas espaciais estavam em expansão.
Dando uma centrada mais específica no momento, Space Oddity tocou numa rádio pela primeira vez em 11 de julho de 1969 e apenas cinco dias depois a missão Apollo 11 foi lançada na Flórida, a emblemática caminhada pela lua aconteceu e essa foto aqui foi tirada.
Não é à toa que muitas coisas sobre viagens no espaço foram produzidas naquela época, sendo Star Wars só mais um dos inúmeros exemplos. Mas daí, enquanto muitos só queriam capturar a atenção do público e contar uma história fantasiosa, Bowie se apegou aos fatos e escolheu mostrar como tudo poderia dar errado num piscar de olhos.
Pra mim o que ele fez em Space Oddity soa como uma crítica às grandes potências da época em colocar homens e mulheres muito corajosos, mas ainda assim seres humanos com famílias e vidas na terra, na linha de frente da guerra silenciosa. Pra exemplificar os riscos embutidos nas missões que muitas vezes sequer tinham chances de serem propriamente testadas, o celular que você tem nas mãos é milhares (quase milhões) de vezes mais potente do que o computador que levou Neil Armstrong, Michael Collins e Buzz Aldrin à lua.
Assustador, não é?
Ainda bem que tudo aconteceu como tinha sido planejado na missão Apollo 11!
Claro, não podemos esquecer os desastres da Apollo 1 (1967), Soyuz 1 (1967) e 11 (1971), Challenger (1986) e Columbia (2003) e todas as vidas e futuros que foram perdidos em nome da ciência e do poder.
Hoje, os governos deixaram de competir para ver quem se exibia mais e chegaram a conclusão óbvia de que seria melhor colaborar uns com os outros. Assim temos a ISS, também conhecida como Estação Espacial Internacional. Dezoito países colaboram ou já colaboraram com a ISS, incluindo aí o Brasil!
Quem não se lembra do Marcos Pontes que em 2006 foi o primeiro brasileiro (e único até o momento) a viajar para fora da Terra?
Se vocês não sabem do que eu to falando, corram pra ler sobre o Marcos na Wikipédia já! Ele foi escolhido pelo atual governo para ser ministro da Ciência e Tecnologia e inclusive já assumiu o ministério.
Enfim, Marcos foi um dos astronautas enviado para a ISS e aqui chegamos ao ponto que eu queria. Ao total, mais de 500 pessoas já estiveram fora da Terra e a maioria delas esteve em missão justamente na ISS. Um desses astronautas foi o canadense Chris Hadfield.
Chris é uma piada! Tem twitter, canal no youtube e adora falar sobre ciência. Vocês deveriam procurar por ele nas redes sociais! E sendo a pessoa carismática que parece ser quando falamos dele, Chris fez um vídeo no tempo em que estava em órbita que eu amo e que quase me faz chorar sempre que eu vejo.
Sim! Ele gravou um cover de Space Oddity no espaço!!!
Bowie ainda estava vivo quando o vídeo foi lançado no youtube e teve a chance de dizer ao Chris o que achou da versão.
"Ele descreveu como a versão mais comovente da música já feita, o que me chocou muito." Chris disse numa entrevista. "Eu acho que, para ele (David Bowie), ele sabia que estava doente e que estava chegando ao fim de sua vida. Ele escreveu Space Oddity no começo da carreira, quando ainda tinha 19 ou 20 anos, antes mesmo de termos caminhado na lua. E ele sempre fantasiou sobre voar no espaço - 'Starman' e 'Life on Mars?' (outras músicas do Bowie), e todas as outras, e eu acho que para ele foi como um presente ter Space Oddity atualizada com as letras, executada no espaço, apenas alguns de anos antes de falecer. Para mim, essa é a melhor parte: ele se divertiu com a minha versão."
Eu também acho Chris ❤️
E é por isso que deixo aqui com vocês Space Oddity, na versão do Chris Hadfield, onde o Major Tom se dá bem no final.
VOCÊ ESTÁ LENDO
50 fatos que todo mundo precisa saber sobre o Universo ✓
RandomSe você gosta de ciência, astronomia e fatos aleatórios, esse é o lugar certo pra você. × Gêneros: Fatos Científicos × Capa feita por @VioltBlue SIGA a autora no instagram: @kamilawolf © 2020 Proibido reprodução ou adaptação