"A mentira te torna um herói mas quando a verdade vem à tona, você se torna desprezível." - Lucas Alves
(mentira
substantivo feminino
1.
ato ou efeito de mentir; engano, falsidade, fraude.
2.
hábito de mentir.
A mentira
substantivo feminino
1.
ato ou efeito de mentir; engano, falsidade, fraude.
2.
hábito de mentir., agradável, desprezível e ridículo que a natureza humana possui.)O ser humano mente por dinheiro, atenção e popularidade, e consegue, contando que a verdade não venha à tona, nunca.
A mentira se torna um hábito, é como uma droga que vicia, de acordo com a forma que você utiliza tal recurso, e como um entorpecente, pode te matar, e matar terceiros...
Já menti para aproximar pessoas e falei a verdade para afastá-las. Tudo tem um preço, mentir é como pegar um produto na prateleira e passar no caixa sem saber o valor exato. Há mentiras que o preço é alto demais, como a paz, por exemplo.
A mentira bem contada eleva o ego mas diminui o caráter, mesmo ninguém descobrindo a verdade.
O bom mentiroso acredita em suas próprias mentiras, lida com elas, quando a consciência acusa, ele inventa outra mentira para justificar as anteriores. Um bom mentiroso infecta seus laços como um ponto de carvão num lençol limpo.
O bom mentiroso desconfia de todas as verdades contadas pois sabe que se ele não confia em si próprio, como vai confiar em terceiros?
A analogia da mentira com uma droga se completa quando vemos que os dependentes se tornam paranóicos malucos e apreensivos vivendo numa realidade alternativa.
O mentiroso é perigoso, pois nele o veneno é invisível e criativo.
O mentiroso não vive em paz, pois sabe que a tendência é que tudo pode virar, como um jogo de xadrez. Ele emula uma falsa paz, uma utopia criativa e repulsiva.
O arsenal do mentiroso é infinito pois ele só aumenta com as novas experiências.
Tudo se torna possível na boa de quem sabe bem como mentir.
Como a mentira pode te autodestruir:
Tudo tem um preço, mentir, inclusive.
A mentira pode confortar mas derruba, sem duvidas. A mentira te torna dependente, doce como mel mas vai amargando como fel. Uma pequena ocultação da verdade, após uma pressão, se torna uma mentira que pode mudar a forma do mundo te ver.
A mentira ao se tornar comum, se torna imperceptível aos olhos do mentiroso, acaba sendo algo natural como piscar ou respirar.
A verdade é que quando se chega nesse ponto, já passou da hora do mentiroso buscar ajuda. Falar a verdade, para o mentiroso, é doloroso, mas quando feito, o mentiroso acha que merece prêmio e se acha superior por ter, ao menos uma vez, feito o que deve ser feito rotineiramente.
A mentira é a forma mais desgraçada de se acabar com um caráter!
A mentira faz o certo ser o errado, o que deveria ser oculto, estar revelado...
A mentira é a forma mais pura e estratégica de se auto comprometer e comprometer terceiros.
Nada torna se torna mais comprometedor para o mentiroso que alguém pedindo uma prova.
A mentira tem o poder de tornar em misterioso o desinteressante, e em forte o farsante. Até que se prove o contrário...
A queda do mentiroso:
Todo mentiroso tem seu ponto fraco, quando questionado, o mentiroso reverte o jogo dizendo que é uma vergonha "ter o seu caráter a prova". A estratégia de quem não consegue provar o que fala é apelar para o emocional de quem o coloca em um xeque-mate.
Mentiroso que solta migalhas:
Esse é o tipo de mentiroso que mais passa despercebido, já que é o tipo que não quer se comprometer, esse tipo de indivíduo gosta de dizer que não gosta de "se expor ou expor terceiros" mas vive falando experiências curtas ou picotadas de coisas que não viveu. O famoso mentiroso "superador de má fase". Aquele que busca ganhar respeito pelo que não viveu, expondo pessoas e nomes de quem, talvez, nem exista, de verdade.
Como fugir da mentira?
A verdade é que a mentira está ao nosso redor, às vezes até em relacionamentos interpessoais mais próximos. Sendo assim, cabe a nós não fazer a ninguém e não sermos marionetes de ninguém.
Reposta óbvia?
Vamos voltar ao capítulo sobre o vazio:
Observe seus laços, mentira também é um ataque, mesmo que seja com boa "intenção".
O quanto você mente e o quanto mentem para você diz que laços você deve manter e quais deve romper.Quanto mais você dá brecha para os mentirosos, mais se torna uma marionete de falsos ventríloquos que não capazes de controlar nem suas próprias vidas.
Assim como a mentira, a verdade também tem um preço, porém o preço desta é justo e limpo, e a nota fiscal se chama consciência limpa.
A verdade mesmo que trazendo constrangimento em primeiro plano, trará confiança e segurança no futuro.
A mentira trará conforto, seguido de medo de ser descoberto inicialmente, e gerará constrangimento no futuro.
Fuja da mentira e do mentiroso a qualquer preço!
VOCÊ ESTÁ LENDO
O Lobo que caçava lobos
Non-Fiction(ABR/2019 - ) Todos nós já fomos os vilões de nossa própria história...e da história de outras pessoas. Até o ponto em que nos vemos prejudicados por nossas próprias decisões, prontos para colher todo o mal que já plantamos um dia, até o fim dessa j...