Meu ouvido não é penico!

14 1 0
                                    

Nem o meu, nem o seu, nossos ouvidos não são Penicos

Em um texto anterior escrevi sobre o tempo que algumas pessoas utilizam do outro como penico. Mas, como assim? (Bom espero que tenha feito essa pergunta e que tenha lido o outro texto, e se não leu, trate de ler).

Quantas vezes ao dia alguém lhe procura para "desabafar"? Contar os problemas, a procura de um conselho (e, diga-se de passagem, que se conselho fosse bom não dava, vendia, e dizem como se tudo que é vendido é bom, mas sabemos que não é bem assim) ou de uma audição/visão para despejar as coisas indesejáveis e entaladas na garganta? E o mais importante, quantas vezes você mesmo já fez isso?

Há muitas pessoas que fazem isso, mas calma que não fazem por maldade, os tempos atuais ás ensinaram isso, antigamente diziam roupa suja se lava em casa, hoje lavamos em qualquer lugar, não importando quem está prestando atenção.

Mas com quem devo desabafar? Com você mesmo.

Lembre-se que tudo tem solução, menos para a morte, não adianta espalhar desabafos na esperança dele ficar "menor" ou simplesmente "sumir" não vai acontecer, se o problema é no trabalho, resolva lá e não na sua magnífica casa, nos seus círculos de amizades (Até porque, tem muito amigo que está mais afim da sua ruína que da sua vitória, bando de cobrinhas sanguessugas nas suas costas e você achando que estão te massageando, quando na verdade estão sugando sua energia, mais um assunto para outro texto?) ou um desconhecido na rua, e pelo amor de Deus, esse último, nem cogita.

As emoções e os problemas são seus, resolva-os, se não conseguir resolver no dia respire fundo e concentra-se, conte números, fale um mantra, não tem mantra? Por favor, arrume logo, o meu é o "tudo vai dá certo", repito até a minha mente acreditar, e é tão incrível quando o peso daquele fardo diminui, e percebe-se que exaltou sem necessidade.

Já suguei a energia de muitas pessoas contando os meus desabafos. Está chocado? Chocada? Contava os meus desabafos e quem é meu amigo acabava por ficar triste (vamos pensar assim, porque fica meio difícil vê emoções através de mensagens digitais) e pegava o fardo para ele, e eu achando que estava diminuindo quando na verdade estava aumentando, e ouvir desabafo, quem gosta? Um dia e outro é uma coisa, mas e se for todos os dias tiver uma reclamação diferente? Ninguém aguenta!

Melhor maneira de desabafar é com Deus, melhor amigo, e ELE não vai espalhar sua dramatização, nem lhe julgar exagerado ou de outros adjetivos, já passei por cada coisa que viraram experiências, neste caso posso dividir com o outro, já foi resolvido, mas se não tivesse era certo falar? NÃO! Pois, estou apenas trocando as mesmas emoções e no final ninguém amadurece, ao contrário podemos acabar ficando presos no vitimismo.

Não faça o seu penico de emoções, penico de emoções alheias e vice-versa, porque você não é nenhum ser especial para ter um penico alheio, assuma suas emoções, problemas, medos e inseguranças, procure desenvolver–se pessoalmente, espiritualmente e profissionalmente, não use o outro como alavanca de escape, pois além de está perdendo energia, está fazendo o outro perder, não só energia mais o tempo ambos, afinal poderiam estar elaborando um projeto, tendo uma realização pessoal, espiritual ou até profissional, porém, ao disponibilizarem seus penicos deixaram de agir.

Parece duro ler isso (e escrever), mas é a verdade, devemos procurar nos ocupar, para não temos tempo para fazer desabafos e nem ouvir o dos outros, ao contrário, devemos trocar experiências e aprendizados, emoções positivas e não negativas, trocar informações que fazem o outro crescer e evoluir.

Tem um áudio que amo ouvir, que é do TAO, a sabedoria do silêncio, pense no que fale, para que não gaste a sua energia, se não tem algo bom a dizer, não diga nada; deixe que os outros resolvam os seus problemas e concentre a sua energia na sua própria vida. Indico á todos a ouvir, o aprendizado é maravilhoso.
Aprendam a não serem penicos alheios e muito menos a fazer dos outros seu penico.
Reduza os problemas, cuide apenas do SEU! Cada pessoa sabe o que é melhor para si e se não sabe ela aprenderá; talvez tarde, mas, não importa.  Você pode auxiliá-la, dando apoio e motivação, mas jamais concedendo tempo para seus lamentos.

Não sejamos máquinas de lavar, que nos trazem a sujeira para limparmos, somos humanos, errantes e instáveis, e temos que evoluir emocionalmente. Pois, muitas vezes temos regredido, dando liberdade á pessoas de fora para resolveram questões nossas, como esperando que dê errado para ter quem culpar, como se isso fosse nos isolar da culpa, deixamos de assumirmos nossas responsabilidades, e  em um mundo que os ouvidos viram penicos alheios há muita gente imatura sem prestar atenção em sim mesmo.

Mas tudo tem solução, nada está perdido, vamos gastar nossa energia com nossa evolução, dizem que quando mudamos, tudo ao nosso redor muda, mas gradativamente, então seja paciente e mantenha o foco em sua missão de vida.

Textos da "Be"Where stories live. Discover now