Match estava muito triste ao chegar na estação, e ver que Anne não estava no pé de cerejeira, mas sim, ela tinha ido embora pro orfanato de verdade...
De volta, um homem na estação tenta "roubar" Anne, dizendo: - Senorita, vim buscar você, sua família mandou eu vir lhe buscar! Vamos eu tenho doces e bala.
Mas Anne muito esperta, sai correndo...(Afinal, ela não tem família).
Match desesperado deixa seu cavalo em um estábulo, descansando e pega uma carona para Charlotown em busca de Anne...
Marilla em casa está muito entristecida com a história, pois ela percebeu que Anne não roubou o broche... então ela visita o quarto de Anne e observa a cama... enquanto Match vai atrás de Anne.
Anne pega um barco e consegue voltar para o Orfanato.Ao amanhecer Marilla tenta ir atrás de Match e Anne, pois está muito preocupada, mas Rachel a impede, e a acalma.
Anne na porta do orfanato sem ao menos ter entrado, encontra o Sr Evans(o leiteiro) logo de manhã, Anne diz que quer voltar pra estação com ele, pois uma tia rica dela, mandou ela ir, pois ela vai embora do orfanato.(O que era uma mentira).
Match chega ao Porto, de Charlotown, mas sem dinheiro algum, fica preocupado em como pagar as passagens de trem e balsa para Nova Escócia, Match vê uma garota ruiva nas ruas e pensa que é Anne, e ao atravessar a rua é atropelado e desmaia.
Anne ajuda o Sr Evans com a distribuição de leite, de volta para a estação. Ela dá comida para Anne.
Match acorda na casa da pessoa que o atropelou, ele consegue pegar a balsa e chegar ao orfanato. Mas chegando lá, tem uma surpresa! Já era de noite e Marilla continuava preocupada, passou a noite limpando a casa e fazendo bolinhos.
Ao amanhecer Match entra no orfanato e vai conversar com a supervisora.
Match: - eu vim atrás da Anne.
Supervisora: - ela não está mais aqui, ela foi adotada.
Match: - mas como, o balseiro disse que ela veio embora pra cá.
Supervisora ignora Match e diz: - isso não é uma emergência, Anne não está mais aqui!
Marilla estava tão preocupada que logo de manhã, levou bolinho para Bernard no celeiro.
Marilla estava devastada e pelo visto arrependida.
Saindo do orfanato Match topa Sr Evans, que diz: - ops, você me assustou, ontem foi uma garotinha e hoje, você.
Anne tenta arrecadar dinheiro para uma passagem para Holifax, e quando está arrecadando, Match aparece. Anne está chateada.
Match diz: - Anne eu vim buscá-la de volta.
Anne: - me buscar? Pra depois me mandar embora outra vez? Eu não quero voltar!
Match insiste e pede por favor.
Anne: - por favor eu peço que me deixe em paz.
Um homem na estação pensa que Match está incomodando Anne. E pergunta para Anne: - ele está lhe incomodando?
Anne: - sim ele está!
Match: - não ! Isso é um mal entendido, pois ela é minha filha.
Anne fica tocada e abraça Match.
Os dois finalmente consegue voltar para casa.
Olhando pela janela e chorando, Marilla vê!
E fica tão feliz ao mesmo tempo que vai encontrá-los. Marilla diz: - você demorou muito pra trazê-la de volta.
Match: - desculpa por ter deixado você preocupada.
Anne: - olá Marilla !
Marilla: - olá Anne! É muito bom ter você de volta. Leve suas coisas para o quarto...
Anne sobe para o quarto.
Marilla diz para Anne se arrumar para um chá, Anne se arruma, desce, e ajuda Marilla com as coisas...Tomam chá todos juntos(Marilla, Match e Anne)
Match diz: - mais tarde vou regar as batatas.
Anne no celeiro enquanto falava com a Belle(A Égua). - foi horrível belle, quando eu vi o orfanato de novo.
Bernard diz: - ah, você voltou.
Anne: - como ousa bisbilhotar minha conversa particular ?
Bernard: - eu não estava bisbilhotando, estava dormindo. Ficou muito tarde pra voltar pra casa, pois tinha muito serviço aqui!
Pois Match estava lhe procurando.
Anne vê o prato que Marilla levou com os bolinhos para Bernard. E diz: - oque esta fazendo com esse prato? Cuidado eles podem te chamar de ladrão também.
Barnard diz: - não não! Dona Marilla trouxe pra mim, ontem, quando estava triste.
Anne fica impressionada.
Anne encontra Daiana novamente e tem uma conversa.
Daiana diz que Marilla ficou arrasada quando ela foi embora. Pelo menos foi oque Rachel disse à minha mãe.(falou Daiana).
Anne abraça Daiana, e ela diz: - estou muito feliz que você tenha voltado, Anne.
Anne não acredita muito que Marilla tenha ficado arrasado e diz: - eu não acredito muito, já que ela quase não demonstra.
Anne diz: - estou muito feliz, e meu coração encheu de alegria quando voltei a Green Gables.Anne: - mas, sinto que s qualquer momento eles possam me mandar embora novamente.
Daiana: - mas agora que está tudo resolvido, porque eles mandaria?
Anne: - ah, eu só não quero me apegar demais.
Não se tudo for acabar uma hora...
Anne vê Marilla estendendo suas roupas velhas no varal, e com um sorriso no rosto.
Eles vão para o chá...Eliza vendo eles chegar: - não entendo pra quê mandar ela embora, se depois vão buscá-la?
William: - eu também não entendo, espero que os Couthbert, não estejam caducando.
Daiana: - como assim?
William: - caducar e ficar Gaga.
Eliza: - eles não são tão velhos, mas a menina é órfã.
Daiana: - mas, mamãe ela não escolheu ser órfã.
Eliza: - sim querida, mas ela é !Daiana avista Anne e quer ir falar com Anne.
Eliza impede...
Rachel e seu marido Tomás, dá boas vindas novamente para Match e Anne.
Rachel diz está feliz já que eles agora são uma família.
Anne fica meio assustada pelo comportamento de Daiana, por causa da mãe...
Anne sai correndo ao ver que todos estão comentando sobre ela no chá. E estão falando que ela é pobre e um lixo.
Anne corre na floresta, Marilla vai atrás.
Marilla encontra Anne chorando na floresta.
Anne diz: - porque você me buscou de volta? Se vocês não me querem!
Marilla: - é claro que queremos.
Marilla pede desculpas por ter acusado ela, por ter pegado o broche.
Anne pelo visto a desculpa.
Eles voltam para casa...
Marilla chama Anne e diz: - pode me chamar de Marilla de agora pra frente.
Anne diz: - posso chamá-la de Tia Marilla?
Marilla: - não! Não é certo chamar as pessoas de algo que elas não são.
Marilla chamou Anne para assinar o seu nome no livro da Família, e ter o sobrenome Couthbert.
Eles tomam licor para celebrar, e Anne assina o nome no livro.
Fazendo dela assim, uma Couthbert.